APROVADO PROJETO DE IDELI QUE DETERMINA A VACINAÇÃO GRATUITA CONTRA O HPV

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou no dia 2, o projeto de lei de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que institui a vacinação gratuita contra o HPV à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a senadora, o Papiloma Vírus Humano (HPV) é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns, por isto, ela acredita ser fundamental que o Estado ofereça a vacina gratuitamente em todos os hospitais públicos e postos de saúde do país.
“Minha intenção com o projeto é tão somente oferecer a população acesso à prevenção. Hoje a vacina contra o vírus custa mais de mil reais, por esta razão, as pessoas continuam a ser infectadas, pois não há condições financeiras de serem imunizadas”, explicou a senadora.
Ideli, que é Líder do Governo no Congresso, disse trabalhar para que a vacina seja inclusive produzida no Brasil. Isto baratearia o custo da aquisição dos lotes pelo Ministério da Saúde. “Sabemos que é preciso encontrar mecanismos para que o Estado possa ter orçamento para viabilizar o custo de uma vacinação em massa, mas já temos informações que a Fiocruz pode produzir a vacina”, disse a parlamentar.
No Brasil, são registrados aproximadamente 137 mil casos da doença por ano na sua forma clínica. Isto representa apenas 1% das infecções, estimada em 10 milhões a cada ano.
O projeto de lei da senadora Ideli ainda precisa ser aprovado em segundo turno na Comissão e só então seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

O vírus HPV
O HPV é um vírus transmitido por contato sexual que afeta a área genital tanto de homens como de mulheres e é uma família de vírus com mais de 80 tipos. Alguns deles causam apenas verrugas comuns no corpo, enquanto outros infectam a região genital, podendo ocasionar lesões que, se não tratadas, se transformam em câncer de colo de útero.
É comprovado que 99% das mulheres que têm câncer de colo uterino foram antes infectadas por esse vírus. Em seus estágios iniciais, as doenças causadas pelo HPV podem ser tratadas com sucesso em cerca de 90% dos casos, impedindo que a paciente tenha maiores complicações no futuro. A melhor arma contra o HPV, portanto, dizem os médicos, é a prevenção.

Você pode gostar...