ÁREA MARÍTIMA PARA PARQUES AQUÍCOLAS EM SANTA CATARINA.
Em Santa Catarina, teremos até o primeiro semestre deste ano 2.000 áreas regularizadas pelo MPA. No mês de abril a Secretaria de Patrimônio da União = SPU repassou, a cessão de 1.595 áreas, em solenidade com a Ministra de Pesca e Aquicultura – Ideli Salvatti. Estas áreas estão localizadas em 25 parques aquícolas em Santa Catarina, com possibilidade de aprovação para mais 05 parques, os quais se encontram em análise pela Marinha.
Santa Catarina é o maior produtor de moluscos do Brasil e responsável pela produção de 90% dos moluscos criados em cativeiros.
Localização dos Parques Aquícolas, já aprovados:
Florianópolis, Governador Celso Ramos, Porto Belo, Palhoça, Bombinhas, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Itapoá, Penha, Itapema, Balneário Camboriú, São José, Biguaçú, Jaguaruna e Laguna,explicou a ministra.
Segundo a Ministra, apenas nessas áreas, a estimativa de ganho na produção por ano é de 32.600 toneladas de moluscos.
Começam logo em seguida os trâmites para regularização das referidas áreas, com a finalização neste primeiro semestre. Pois segundo Ideli Salvatti, “Existem atualmente vários maricultores e pescadores que atuam em áreas ainda irregulares. Isto traz dificuldades, principalmente, aos pequenos produtores, no momento de buscar financiamentos, como do Pronaf Pesca e também, para novos investimentos, com o objetivo de aumentar a produção nacional”. Com a regularização das áreas, pequenos aquicultores poderão, a partir da cessão, buscar crédito e financiamentos para avanços tecnológicos com ganhos produtivos, ressalta a ministra.
Fonte e maiores informações:
DIRETORIO REGIONAL PT/SC
Avenida Mauro Ramos, 403
Centro – Florianópolis – SC
CEP 88020-300
Telefone/Fax: (48) 3028 6313
Email: [email protected] ou [email protected]
Vanio Cesar parabeniza as Comunidades de Pescadores do Litoral Catarinense, por esta importante conquista, pois com esta regularização, as possibilidades de ganho serão muito melhores, o que irá interferir positivamente na qualidade de vida de nossos pescadores e familiares.