CÂMARA DE ITAPEMA ELEGE GILIARD REIS COMO NOVO PRESIDENTE E VANIO CESAR VIEIRA COMO VICE-PRESIDENTE.
Na manhã da última segunda-feira(3), foi eleita a nova mesa diretora do Poder Legislativo de Itapema. Com 07 dos 09 votos, o vereador Giliard Reis (PMDB) foi eleito Presidente para o biênio 2011/2012. Giliard já havia presidido a Câmara nos anos de 2003 e 2004 e chegou a ser Prefeito da cidade de agosto a dezembro de 2004, quando o então Prefeito Clóvis da Rocha do PFL (atual DEM) foi afastado do cargo por determinação judicial em agosto de 2004.
Como Vice-Presidente, foi eleito o Vereador Vanio Cesar Vieira. O Vereador Rodrigo Costa(PSDB)é o 1º secretário e a Veredora Beloni de Fátima da Silva (PT)passou a ser a 2ª Secretária. Apoiaram a chapa vencedora os vereadores Mauro Hercilio da SIlva(PPS), Carlos Eduardo Vieira PMDB) e a Vereadora Nilza Simas(PTB). O Vereador Alcionei Tridapalli(PP)absteu-se e o Vereador Luiz Carlos Vieira(PT)foi o único a votar contra a nominata apresentada.
Na ocasião, o Presidente Giliard disse que “é muito importante a composição da mesa diretora com diferentes partidos pois quem ganha é Itapema.
O Vereado Vanio além de salientar a importância da paridade na composição da Mesa, requisito previsto não só na Constituição Federal como também em nossa Lei Orgânica, disse que “partidariamente, manter os dois cargos que o PT já tinha na mesa diretora foi a nossa melhor opção. No atual cenário, acredito que fizemos a melhor composição possível para nossa cidade.
A Câmara de Vereadores de Itapema é composta por nove vereadores. Dos quatro vereadores escolhidos para compor a nova mesa diretora da Câmara, apenas o vereador Vanio permaneceu,passando de 2º secretário para Vice-presidente e assim, é o único que atuará na mesa diretora durante quadrienio 2009/2012, mesmo sendo seu primeiro mandato.
O vereador Rodrigo Costa(PSDB), em seu segundo mandato, lembrou que a nova composição trás o respeito e o reconhecimento da população de Itapema para com o poder legislativo.
A vereadora Beloni (PT), em seu primeiro mandato legislativo, avaliou o resultado da composição da nova mesa diretora como positivo afirmando que “a alternância na ocupação dos cargos da mesa diretora demonstra o exercício da democracia através da possibilidades de outros vereadores conduzir os trabalhos nesta casa de Leis. Além do mais, fizemos uma composição limpa, articulada dentro de uma coerência política. Esta composição foi construída seguindo critérios políticos claros, seguindo as regras. Nós, vereadores, tivemos maturidade política e agimos com ética e respeito para com a população de Itapema.