CÂMARA HOMENAGEIA POLICIAL MILITAR

A Câmara de Vereadores, com a assinatura de todos os parlamentares, fez moção de reconhecimento nº 003/2011 por atuação educativa preventiva, ao soldado João Valdeci Ostrogurski, por atuação educativa e preventiva, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), junto à população infanto-juvenil de Itapema.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas ensina, aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica, utilizando-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem “não às drogas e à violência”.

O Proerd foi implantado, no Brasil, em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, o Proerd foi implantado em 1998, no município de Lages e, em seguida, em Chapecó e São Miguel do Oeste. No primeiro ano de ações preventivas,
4.404 crianças catarinenses foram preparadas pelo programa. Até meados de 2011, já foram atendidas 800.000 crianças e adolescentes de Santa Catarina.

Em Itapema, o Proerd iniciou suas atividades em 2003. Desde sua implantação, no município, totaliza, aproximadamente, 8.000 crianças e adolescentes, com preparação para resistência à violência e às drogas, abrangendo as redes públicas e particulares de ensino fundamental.
Neste primeiro semestre de 2011, foram formadas 358 crianças, e Itapema é um dos poucos municípios que consegue atender 100% de todos os alunos do 5º ano do ensino fundamental, pelo Proerd. Neste contesto de atuação educativa e preventiva, Itapema conta com o envolvimento do soldado João Valdeci Ostrogurski, nascido em Rio Negro, no Paraná.

Em 2002, o soldado passou pelo período de capacitação para instrutor, conforme normatização interna do Proerd. Foi transferido para o município de Itapema em 2003 e designado para implantar as atividades do Proerd, por meio da 4ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, e, desde então, tem se dedicado no programa, incluindo todo o processo de envolvimento com as famílias.

Fonte: Câmara Itapema

Você pode gostar...