COMBATE ÀS DROGAS NAS FRONTEIRAS
Diga Não às Drogas, preserve sua vida ! A degradação humana de viciados é vagarosa e contínua, fique atento !
O ministro da Justiça José Eduardo Cardoso, autorizou a participação da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Polícia Federal, nas fronteiras de 10 estados brasileiros. A tropa vai ajudar na execução do Plano Nacional de Atuação em Áreas de Fronteiras no combate ao tráfico de drogas, de armas, entradas de produtos ilícitos, saída irregular de riquezas e crimes conexos segundo a Portaria nº 258 publicada nesta quarta feira (16/03) no Diário Oficial da União.
De acordo com a portaria, a Força Nacional vai atuar nas regiões de fronteiras dos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina. Os policiais da Força Nacional irão atuar, em apoio ao efetivo do Departamento de Polícia Federal, nas ações de preservação do patrimônio e da incolumidade das pessoas envolvidas na questão, diz o primeiro artigo da referida portaria.
O número de policiais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça obedecerá ao planejamento definido pelos órgãos envolvidos na operação, informa o segundo artigo da portaria do ministro Cardozo.
A portaria diz também que o prazo, no qual serão realizadas as atividades da Força Nacional, será de 90 (noventa) dias, prorrogáveis se necessário (art. 4º, parágrafo 3º, I, do Decreto 5.289/2004) e que o uso de armas letais destina-se à legítima defesa dos policiais e de terceiros.
Fonte: Blog do Planalto