CONSÓRCIO UNE CINCO MUNICÍPIOS EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA NA REGIÃO
Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, foi eleito vice-presidente do CISVEMAR e reforçou em seu discurso a ideia de união entre os municípios.
O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) foi consolidado na quarta-feira (10), em assembleia geral entre os prefeitos e representantes dos cinco municípios envolvidos. Na ocasião, o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, foi eleito vice-presidente do CISVEMAR e estará à frente da iniciativa, junto com a presidente do Consórcio, a prefeita de Camboriú Luzia Coppi Mathias, enquanto que o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, o prefeito de Itajaí, Jandir Belini, e o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, serão os diretores executivos. A assembleia também reuniu membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), da Federação dos Conselhos Comunitários (FECONSEG/SC), dos Conselhos de Segurança da região, da Polícia Militar, o Secretário Regional de Desenvolvimento de Santa Catarina, Fabrício de Oliveira, a comunidade e a imprensa.
Para a prefeita Luzia Coppi Mathias, este é apenas o primeiro passo no conjunto de ações de segurança pública nos municípios. Temos muito o que fazer pela frente, mas podem ter certeza que não vamos medir esforços para lutar pela segurança pública da nossa região. É o início de um forte trabalho de prevenção, combate às drogas e criminalidade, declarou.
O prefeito Sabino Bussanello reforçou em seu discurso a ideia de somar os esforços dos municípios para contribuir com toda a região. Temos que trabalhar em equipe, pois esta é uma política pública importante. Queremos manter a unidade, independente das ideologias e partidos políticos, pela causa do bem comum e da segurança pública de todos os cidadãos. O Consórcio é uma ação ousada, mas são nesses atos que medimos a capacidade de resolver problemas, completou.
O Secretário Regional de Desenvolvimento de Santa Catarina, Fabrício de Oliveira, reconheceu as deficiências e limitações do Estado e elogiou a iniciativa dos municípios. Segurança é mais que policial na rua, são ações como essa que contribuem para o bem da população. Não podemos pensar individualmente as políticas públicas e a iniciativa conjunta do CISVEMAR mostras que estes municípios estão no caminho certo, explicou.
O Consórcio de Segurança da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) foi criado juridicamente em 17 de maio de 2010, por iniciativa da FECONSEG e da CISP, sendo o primeiro Consórcio desse gênero do Estado e o quinto no Brasil. Já o protocolo de intenções foi assinado pelas cidades envolvidas no dia 30 de março de 2010. O objetivo do Consórcio é unir os municípios para buscar recursos através dos mais de 90 projetos disponibilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Com o Consórcio consolidado, o próximo passo do CISVEMAR será buscar audiências em Brasília, no Ministério da Justiça e na Secretaria Nacional de Segurança Pública, para fortalecer as políticas públicas e ações de segurança nos cinco municípios participantes.