CONSÓRCIO UNE CINCO MUNICÍPIOS EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA NA REGIÃO

União de cinco municípios busca melhorar políticas públicas de segurança na região da Costa Verde Mar.
Prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, foi eleito vice-presidente do CISVEMAR e reforçou em seu discurso a ideia de união entre os municípios.

O Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) foi consolidado na quarta-feira (10), em assembleia geral entre os prefeitos e representantes dos cinco municípios envolvidos. Na ocasião, o prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, foi eleito vice-presidente do CISVEMAR e estará à frente da iniciativa, junto com a presidente do Consórcio, a prefeita de Camboriú Luzia Coppi Mathias, enquanto que o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias, o prefeito de Itajaí, Jandir Belini, e o prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, serão os diretores executivos. A assembleia também reuniu membros da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), da Federação dos Conselhos Comunitários (FECONSEG/SC), dos Conselhos de Segurança da região, da Polícia Militar, o Secretário Regional de Desenvolvimento de Santa Catarina, Fabrício de Oliveira, a comunidade e a imprensa.

Para a prefeita Luzia Coppi Mathias, este é apenas o primeiro passo no conjunto de ações de segurança pública nos municípios. Temos muito o que fazer pela frente, mas podem ter certeza que não vamos medir esforços para lutar pela segurança pública da nossa região. É o início de um forte trabalho de prevenção, combate às drogas e criminalidade”, declarou.

O prefeito Sabino Bussanello reforçou em seu discurso a ideia de somar os esforços dos municípios para contribuir com toda a região. “Temos que trabalhar em equipe, pois esta é uma política pública importante. Queremos manter a unidade, independente das ideologias e partidos políticos, pela causa do bem comum e da segurança pública de todos os cidadãos. O Consórcio é uma ação ousada, mas são nesses atos que medimos a capacidade de resolver problemas”, completou.

O Secretário Regional de Desenvolvimento de Santa Catarina, Fabrício de Oliveira, reconheceu as deficiências e limitações do Estado e elogiou a iniciativa dos municípios. “Segurança é mais que policial na rua, são ações como essa que contribuem para o bem da população. Não podemos pensar individualmente as políticas públicas e a iniciativa conjunta do CISVEMAR mostras que estes municípios estão no caminho certo”, explicou.

O Consórcio de Segurança da Costa Verde e Mar (CISVEMAR) foi criado juridicamente em 17 de maio de 2010, por iniciativa da FECONSEG e da CISP, sendo o primeiro Consórcio desse gênero do Estado e o quinto no Brasil. Já o protocolo de intenções foi assinado pelas cidades envolvidas no dia 30 de março de 2010. O objetivo do Consórcio é unir os municípios para buscar recursos através dos mais de 90 projetos disponibilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI). Com o Consórcio consolidado, o próximo passo do CISVEMAR será buscar audiências em Brasília, no Ministério da Justiça e na Secretaria Nacional de Segurança Pública, para fortalecer as políticas públicas e ações de segurança nos cinco municípios participantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema

Você pode gostar...