DEPUTADA LUCI CHOINAKI SE REÚNE COM COMISSÃO DE AGROECOLOGIA
Itapema/SC – A Deputada Federal Luci Choinaki (PT) se reuniu na tarde desta sexta-feira, 07, com os membros da Comissão Especial de Agroecologia da Câmara de Vereadores e Itapema. Ela foi recebida pelo presidente da Comissão, Vanio Cesar (PT), e demais membros do grupo, vereadores Magnus Guimarães (PDT) e Mouzatt Barreto (DEM).
Luci veio acompanhar os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores, que estão se inteirando sobre a produção agroecológica em Itapema, depois de participar do Seminário Nacional realizado em Brasília e idealizado por Luci. A Deputada destacou a importância da troca de informações acerca do tema, a fim de disseminar a cultura tanto da produção, quanto do consumo de produtos orgânicos. A produção orgânica é a que mais cresce no Brasil e nosso país tem uma riqueza incomparável de sabores e produtos, registrou, afirmando que é preciso informar o pequeno produtor sobre as vantagens da produção livre de agrotóxicos. Para Luci, a agroecologia é uma ciência pura, que usa mais tecnologia e menos recursos financeiros e naturais para o cultivo de alimentos. O agricultor precisa saber disso. Não pensamos em impor esse tipo de produção, mas sim em disseminar esse conhecimento, para que ele possa escolher de que forma quer produzir, disse.
O presidente da Comissão, vereador Vanio, aproveitou o encontro para comentar sobre os trabalhos já realizados em Itapema, e destacou que na próxima terça-feira, dia 10, vão se reunir com os bananicultores de Itapema, trazendo as experiências dos produtores de Biguaçu, conhecidas em recente visita às lavouras de lá. Vamos buscar a certificação da banana produzida em Itapema, que em sua maioria é orgânica, mas que precisa deste selo para garantir a sua procedência diante do mercado e estamos contando com a parceria da Epagri e da Diretoria de Agricultura do Município, avaliou Vanio. O vereador comentou, ainda, sobre a pesquisa que está sendo desenvolvida para a produção de uma cartilha educativa sobre a Agroecologia, que deve ser lançada em breve pela Câmara de Vereadores. Vamos criar esse material para distribuir para a comunidade de Itapema. Ela vai servir de base para os trabalhos desta Comissão. Estamos empenhados e vamos nos dedicar ao tema, que nos trouxe até mesmo uma experiência pessoal, nos fazendo questionar sobre o que comemos, ou como nossos alimentos são produzidos, registrou Vanio.
Luci disse que faz questão de divulgar o trabalho dos vereadores em seu site, e elogiou a iniciativa do Poder Legislativo de Itapema, que formou a primeira Comissão de Agroecologia de Santa Catarina, inspirados no trabalho da Comissão Nacional de Agroecologia comandada por Luci na Câmara Federal. Esse é um trabalho que nos faz sentir gratidão por estar perto da natureza e ter o compromisso de fazer as pessoas pensarem de uma forma diferente, enalteceu a parlamentar, que colocou a estrutura nacional à disposição dos vereadores de Itapema.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Itapema