DEPUTADOS CONHECEM AÇÕES DE COMUNIDADE TERAPÊUTICA ACOLHER DE ITAPEMA
Florianópolis/SC O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) foi o espaço que a Associação Acolher Antes de Tudo utilizou para propagar e difundir seu trabalho de recuperação e ressocialização de dependentes químicos. Os representantes da associação foram até o parlamento, acompanhados pelo vereador itapemense Vanio Cesar (PT).
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (27), os deputados conheceram as ações da Associação que tem sua sede em Itapema. Com um ano e quatro meses de atuação, a entidade mantém uma comunidade terapêutica na cidade de Canelinha para recuperação de ex-dependentes de drogas.
O terapeuta Márcio Vernes atua na associação e fez o relato das ações. Chamou a atenção para o trabalho social que deve acompanhar o tratamento de recuperação. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cada usuário de drogas afeta de nove a dez pessoas. Segundo o especialista, a entidade possui projetos e equipe especializados na recuperação. Não é somente um problema de saúde, é também um problema social. Os dependentes são tratados como traficantes, sendo, na verdade, doentes, relatou.
Vernes repercutiu a importância do Projeto Reviver do governo do estado, pelo qual serão oferecidas 1.200 vagas para tratamento em comunidades terapêuticas em Santa Catarina. Porém, ponderou que, além do reconhecimento e incentivo financeiro, estas entidades devem participar efetivamente do processo de construção de políticas públicas. Precisamos ser reconhecidos como interlocutores.
A deputada Ana Paula Lima (PT) que recebeu a comitiva também em seu gabinete, ressaltou o diferencial da Associação Acolher no que tange às ações de ressocialização. Não basta apenas tratar. É preciso que esses dependentes tenham seu lugar na sociedade, ponderou. A parlamentar ainda destacou a coragem dos homens e mulheres que, voluntariamente, trabalham com os dependentes químicos.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio PT / Agência AL