DIMINUIÇÃO DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
Conforme a edição do Informativo online Brasília Confidencial Nº 466, a desigualdade entre os brasileiros em 2010 foi a menor de todos os tempos. Estes dados foram fornecidos pelo Centro de Política Social da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Marcelo Neri Pesquisador responsável por este estudo da FGV, ressalta que: O efeito Educação é o principal responsável pelo crescimento da renda dos mais pobres em cerca de 40% mais que a dos ricos. A taxa de escolaridade aumentou para esse grupo e isso afetou diretamente na renda. Completa a noticia que entre os 20% mais pobres, a escolaridade avançou 55% e entre os 20% mais ricos, apenas 8,1%.
Os dados na reportagem informam também que as políticas públicas criadas e implementadas no Brasil, foram essenciais para a redistribuição de renda.
Durante o Governo Lula (2003-2010) o índice de pobreza no país diminuiu 50,64%. Já durante o Governo FHC (1995-2002) a redução foi de 31,9%.
O referido Pesquisador considera esta como a Década da Redução da Desigualdade.
Fonte: Brasília Confidencial
Vanio reforça sobre a importância de valorizarmos todas as iniciativas para apoio e maior estruturação das áreas de Educação e Políticas Sociais Públicas, pois os índices tem demonstrado o que na prática já sabíamos, porém precisamos tomar iniciativas mais agressivas no bom sentido é claro, no que se refere aos Programas Sócio Educativos.