ELEIÇÕES NO PT MOVIMENTAM OS FILIADOS EM ITAPEMA

Itapema/SC – No domingo, dia 10, aconteceu em todo o Brasil o Processo de Eleições Diretas do Partido dos Trabalhadores – o PED 2013. A escolha de Presidentes e Chapas em nível nacional, estadual e municipal movimentaram a militância petista na cidade. A votação aconteceu na Câmara de Vereadores.

Em Itapema, o número de filiados aptos para votar, ou seja, que estavam dentro dos critérios estabelecidos pela Direção Nacional do Partido era de 222. Votaram 168 petistas, dos quais 16 tiveram seus votos colhidos em urna separada, pois a Comissão Eleitoral Municipal decidiu por maioria não incluir estes votos na urna principal. A Comissão Eleitoral, formada por três integrantes, decidiu por dois votos contra um que os 16 filiados que votaram em separado não preenchiam um dos requisitos que era estar em dia com as contribuições ao Partido, embora seus nomes constassem como aptos na listagem da Direção Nacional.

O resultado, excluindo os votos separados que poderão ser contabilizados posteriormente caso a instância superior entenda que devam ser validados, foi o seguinte: Presidente Municipal: Beatriz Ketlek, 59 votos; Sandro Pompeo, 49 votos e Raquel Josino, 35 votos. Chapas Municipais: Juntos Somos Fortes, 43 votos; Rumo, 43 votos; Retomada, 28 votos; Movimento Socialista, 26 votos. O resultado aponta para um segundo turno na eleição para Presidente Municipal. A data já está marcada e será no próximo dia 24 de novembro, domingo, novamente na Câmara de Vereadores. A disputa no segundo turno será entre os dois candidatos mais votados.

Em âmbito estadual, Itapema deu a vitória para o prefeito de Brusque, Paulo Eccel que obteve 65 votos no município contra 64 de Cláudio Vignatti, seguidos por Chico Lessa, 07 votos e Renê Munaro que obteve 01 voto. Já na esfera nacional, a vitória em Itapema foi para o atual Presidente Nacional do PT e candidato a reeleição, Rui Falcão, que totalizou 71 votos contra 53 de Renato Simões, 05 de Serge Goulart, 05 de Valter Pomar, 04 de Paulo Teixeira e 02 votos de Markus Sokol.

O vereador Vanio Cesar avaliou que a participação dos filiados itapemenses superou as expectativas. “O clima colaborou e tivemos a presença quase que maciça dos nossos filiados e militantes. Aproximadamente 74 por cento dos filiados aptos depositaram seus votos nas chapas e candidatos, cerca de 10 por cento a mais do que no último PED, realizado em 2009. Além disso, o clima de tranqüilidade e companheirismos contribuiu para que nossas eleições internas fossem um exemplo de organização e democracia. Esperamos que a nossa militância compareça novamente em massa e de outra aula de democracia no próximo dia 24, no segundo turno, fortalecendo ainda mais o nosso Partido”, concluiu o vereador.

Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT

Você pode gostar...