ENTIDADES BENEFICIADAS COM O PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS SE REÚNEM COM A CONAB DIA 1º DE MARÇO
O encontro tem o apoio do mandato do deputado Décio Lima e vai reunir Representantes de entidades de oito cidades do Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Representantes de entidades assistenciais beneficiadas com o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), de oito cidades do Vale do Itajaí e Litoral Norte, reunem-se com a direção da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento próximo no dia 1 º de março . A reunião será na Câmara de Vereadores de Itapema, às 19 horas, e vai contar com participação de representantes do mandato do deputado federal Décio Lima (PT-SC), que apóia uma iniciativa.
O Encontro servirá para detalhar como vai funcionar a distribuição dos alimentos para as 30 entidades assistenciais de Itapema, Blumenau, Itajaí, Piçarras, Blumenau, Bombinhas, Gaspar e Timbó, inscritas no Programa de Aquisição de Alimentos.
A expectativa é de que a produção agrícola dos municípios do Alto Vale chegue às entidades já na primeira quinzena de março.
Uma reunião entre as entidades assistenciais e a Conab está sendo agendada pelos mandatos dos vereadores Vanio César Vieira (PT) e Beloni de Fátima da Silva (PT), de Itapema, com apoio do deputado Décio Lima, que vem se articulando com prefeitos do Alto Vale, desde o primeiro semestre de 2009, uma parceria com entidades para uma implantação do PAA.
Fome Zero –
O Programa de Aquisição de Alimentos, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional e promover uma inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
Para 2010, o MDS está destinando R$ 25,3 milhões para novos convênios para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Municípios Interessados em concorrer a uma seleção para participar do PAA devem enviar suas propostas,conforme o Edital n.º 02/2010 , disponibilizado no site do Ministério: www.mds.gov.br/ editais.
Podem participar Municípios que tenham operado ou que já operam o PAA, disponham de cozinha comunitária ou de Banco de Alimentos ou Restaurante Popular e também aqueles que possuam restaurante popular em funcionamento, operado pela Prefeitura ou parcerias.
Para participar da Seleção Pública, o Município precisa encaminhar projeto para o MDS até o dia 2 de março.
Atualmente, o PAA compra alimentos de mais de 140 mil agricultores familiares para abastecer mais de 80 mil entidades de assistência social e rede de equipamentos públicos.