ENTIDADES DEBATEM PROBLEMAS DE ÁGUA, ESGOTO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL
Itapema/SC Na noite de segunda-feira, 20, diversos representantes de entidades da sociedade civil organizada de Itapema, moradores, ambientalistas, estudantes, além dos vereadores Vanio Cesar (PT) e Magnus Guimarães (PDT) estiveram novamente reunidos. Desta vez, o encontro aconteceu no Plenarinho da Prefeitura de Itapema e na pauta estavam prevista algumas deliberações sobre os problemas de água, esgoto e degradação ambiental na cidade.
Durante a reunião, o grupo debateu a balneabilidade das praias de Itapema, apontando os pontos impróprios para os banhistas indicados ou não por placas de alerta. Questões relativas à drenagem e a macrodrenagem foram pontuadas. A preocupação com a captação de água bruta e a distribuição de água tratada também foram objeto de deliberações.
Ao final da reunião ficou encaminhada a elaboração de documentos convocando o Poder Executivo, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, FAACI (Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema), ARIS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento), Companhia Águas de Itapema/CONASA e Ministério Público para garantir a prestação dos serviços dentro dos princípios legais, garantindo a continuidade, qualidade, eficiência e preços justos para a população.
Estavam representadas e participaram do encontro as seguintes entidades: AMME (Associação dos Moradores da Meia Praia); AMIC (Associação de Moradores de Itapema Centro); ACOPROM (Associação de Moradores do Bairro Morretes); AMBAV (Associação de Moradores do Bairro Várzea); Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas; MAPI (Movimento Ambientalista Popular de Itapema); Greenpeace Brasil e OSITAPEMA (Observatório Social de Itapema). Também declararam apoio ao movimento: SEC (Sindicato dos Empregados no Comercio de Itapema); SITICON (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Itapema); ASCIR (Associação dos Corretores de Imóveis de Itapema e Região); ADI (Associação de Pessoas com Deficiência de Itapema); e Grupo de Proteção à Biodiversidade de Itapema.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT