ENTREGA DA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2012 PODE SER FEITA ATÉ 30 DE ABRIL
Começou nesta quinta-feira às 8h o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2012 (ano-base 2011). O documento deve ser enviado até 30 de abril. A Receita Federal espera receber 25 milhões de declarações.
Neste ano, houve uma novidade: a Receita liberou o programa na semana passada, antes do início do prazo de entrega.
O contribuinte obrigado a enviar a declaração de Imposto de Renda é aquele que recebeu rendimentos tributáveis, como salários, pensões e aluguéis, superiores a R$ 23.499,15.
Para fazer o preenchimento, é preciso baixar o programa na internet. A declaração pode ser entregue de duas formas: pela internet ou pessoalmente, em disquete, nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Entregas em formulários de papel não são mais permitidas.
A maioria dos contribuintes deve optar pelo envio pela internet, por meio do programa Receitanet, que precisa ser instalado no computador, e, quem optar por esta modalidade deve ficar atento ao horário: o documento deverá ser enviado até as 23h59min59seg do dia 30 de abril. Documentos enviados a partir da 00h do dia 1º de maio já terão incidência de multa.
Quem enviar a declaração após o prazo terá de pagar multa. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74. A multa máxima equivale a 20% do imposto devido.