ITAPEMA ESTÁ GARANTIDA NO NOVO EDITAL DA ANTT

Em audiência realizada em Brasília, na Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – na data de ontem(08) os vereadores Vanio Cesar (PT) e Beloni da Silva (PT), acompanhados pelo deputado federal Décio Lima (PT) e pelo assessor parlamentar Tarcísio Weise, que representou a deputada Ana Paula Lima (PT), conseguiram a garantia de que Itapema está incluída no Edital que vai licitar os novos roteiros internacionais e interestaduais de transporte de passageiros.
Atualmente, os embarques na Rodoviária de Itapema para cidades de outros Estados acabam sendo com passagem cuja origem são de municípios vizinhos como Balneário Camboriú e Tijucas. Isso causa um custo maior para os usuários e dificulta os desembarques quando oriundos de outros estados e do exterior.
A superintendente da ANTT, Sônia Rodrigues Haddad, que recebeu a comitiva, conheceu em detalhes a situação dos passageiros que chegam ou saem de Itapema e garantiu que a cidade está incluída no Edital a ser lançado em Julho de 2010. Com o novo edital, a cidade passará a gozar das mesmas condições das principais cidades da região.
O deputado Décio Lima (PT) enfatizou importância dessa inclusão virtude do crescimento de Itapema e reiterou que “cresce a olhos vistos e que não pode ficar na dependência de cidades vizinhas “. A vereadora Beloni (PT) destacou que são inúmeras as reclamações que o PROCON recebe pelo fato das passagens serem emitidas como se saíssem de outras cidades , a exemplo daqueles que viajam para Curitiba , cujo embarque se dá como se acontecesses em Tijucas.
Já o vereador Vanio César (PT) ressaltou a atual situação de Itapema: “Nossa Cidade recebe hoje mais de 700 mil turistas cuja maioria é oriunda de outros estados e até do exterior e não podemos mais estar fora do mapa”.
Com a publicação do Edital em julho de 2010, o novo sistema passará a vigorar em 2011, o que, sem dúvida passa a ser mais uma vitória para Itapema aliada ao esforço, dedicação e persistência de Vanio e Beloni com apoio incontestável dos Deputados Ana Paula e Décio Lima.

Entenda o caso

Desde antes da inauguração da Rodoviária de Itapema em 1996, portanto há mais de treze anos, Itapema não consta no mapa das linhas de ônibus que saem ou entram no Estado de Santa Catarina. Isto porque as concessões públicas destas linhas existem há bem mais de vinte anos. Anterior a construção do Terminal de Itapema.
Assim sendo, qualquer ônibus que venha ou vá para outro Estado ou País não pode, por Lei, embarcar ou desembarcar passageiros no território do Município de Itapema. Seria considerado ato ilícito pela ANTT. Ocorre, porém, que há quase trinta anos as empresas efetivamente operam suas linhas e atuam diariamente em Itapema.

Persistência

A luta pelo fracionamento do valor da passagem dos ônibus de linhas interestaduais em Itapema vem de longa data. Já houve abaixo assinados, representação do PROCON junto ao Ministério Público Federal em Itajaí, audiência com o Prefeito Municipal junto a ANTT em Brasília, moção de apoio dos Vereadores, entre várias outras. Recentemente, em 1º de outubro, na Sede da Justiça Federal em Itajaí a Empresa Reunidas, através de Advogados, protocolou uma ação judicial que visa obter uma solução para o impasse que atinge e onera os usuários das linhas interestaduais de ônibus daquela empresa que passam por Itapema.

Você pode gostar...