ITAPEMA GANHA RESERVA AMBIENTAL MUNICIPAL PARQUE DAS CAPIVARAS
Itapema/SC – A Prefeitura de Itapema, por meio da Fundação Ambiental da Área Costeira de Itapema (FAACI), vai entregar para a comunidade nos próximos dias a Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras. A área será uma nova opção de lazer e turismo com preservação ambiental, localizada no bairro Meia Praia, às margens do Rio Perequê.
Cerca de 30 capivaras vivem atualmente entre as Ruas 318 e 320, na região próxima ao Rio Perequê que passa por Itapema. Os animais são avistados com frequência pela população que trafega pelas proximidades. O Parque das Capivaras foi idealizado justamente com o intuito de preservar a vida desses roedores e a vegetação. O local será fiscalizado em parceria com o Grupo de Escoteiros Costa Esmeralda e, mais tarde, será construída uma sede administrativa para aulas de ecologia e meio ambiente.
O Parque das Capivaras tem 42.000 metros quadrados de vegetação de restinga em avançado estágio de recomposição, fauna e flora em uma das regiões mais nobres do município. A área foi obtida sem qualquer custo aos cofres públicos, como resultado de três anos de negociações entre o Poder Executivo Municipal, Poder Judiciário e os proprietários do imóvel.
Entenda o caso
Em 2004, o Ministério Público e o Poder Executivo Municipal de Itapema ingressaram com uma Ação Civil Pública contra os proprietários do imóvel, para que os mesmos implantassem o Loteamento Royal Park, aprovado na área em questão com todas as obras de infra-estrutura necessária aos 268 lotes, como vias, calçadas e iluminação. A decisão da Ação Civil Pública veio em 26 de agosto de 2009, que determinou aos loteadores e ao Poder Executivo Municipal a implantação do loteamento sob pena de multa.
Diante da imposição legal, os proprietários manifestaram seu interesse em desconstituir o loteamento, proposta aceita pela municipalidade, mediante as seguintes condições: pagamento de todos os impostos pendentes sobre o imóvel (aproximadamente R$ 6 milhões pagos ainda no ano de 2010) e pagamentos vincendos em dia; unificação de todas as áreas públicas do loteamento para a criação de uma reserva municipal ambiental; transferência ao município de área de 11.000 metros quadrados com testada na Avenida Nereu Ramos para implantação do Parque das Capivaras; obra urbanística na Avenida Nereu Ramos, com implantação do passeio público e ciclovia.
Fonte: www.itapema.sc.gov.br