ITAPEMA TEM A PRIMEIRA COMISSÃO PARLAMENTAR DE AGROECOLOGIA DO ESTADO
Itapema/SC Temos uma política para a Agroecologia. Este foi o sentimento de quem esteve presente na nona sessão legislativa do ano, que aconteceu na terça-feira, 09, na Câmara de Vereadores de Itapema.
Através da aprovação por unanimidade entre os presentes, do Projeto de Resolução nº 004/2013, de autoria do vereador Vanio Cesar (PT), Itapema passou a ter a primeira Comissão Especial de Estudo da Agroecologia e da Produção Orgânica de todo o Estado de Santa Catarina.
O tema Agroecologia vem sendo amplamente discutido no Congresso Nacional, através da Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e da Produção Orgânica, que tem como presidente a deputada federal por Santa Catarina, Luci Choinacki (PT).
No uso da Tribuna do Povo, a Professora Eloysa Nezello Mosimann que faz parte do corpo Docente da faculdade de Nutrição da UNIVALI, ressaltou a importância da Câmara estar debatendo o tema e apresentou dados técnicos. Eloysa salientar os benefícios em se consumir produtos agroecológicos. Em média, cada indivíduo ingere cerca cinco litros de agrotóxicos por ano. Esta é a realidade no Brasil, infelizmente, disse à nutricionista, sugerindo aos presentes que assistam ao vídeo, cujo título é O Veneno está na Mesa.
A Comissão Parlamentar da Agroecologia é a forma que o Poder Legislativo de Itapema tem para contribuir, de forma pontual, para que haja uma mudança de cultura e comportamento, no que se refere ao consumo de alimentos livres de agrotóxicos e naturalmente mais saudáveis para a nossa população, disse Vanio ao defender a criação da Comissão.
A nova Comissão terá como uma das suas finalidades diagnosticar problemas e sugerir soluções relativas à Agroecologia no Município de Itapema. Vale lembrar que em fevereiro deste ano, a Câmara de Vereadores já havia aprovado a Moção de Apoio nº 001/2013, também de autoria do parlamentar petista, que manifesta apoio à Frente Parlamentar Mista pelo Desenvolvimento da Agroecologia e da Produção Orgânica.
VANIO APRESENTOU AINDA SEIS INDICAÇÕES NA MESMA SESSÃO
O vereador Vanio Cesar também apresentou uma série de indicações na nona sessão ordinária da Câmara de Itapema. Através da Indicação nº 142/2013, Vanio pede que seja feito o patrolamento, a limpeza de valas e a drenagem da Rua 430, no Bairro Morretes. Segundo o vereador, esta indicação visa melhorar as condições de tráfego, pois a rua tem trechos em péssimas condições, e a cada ocorrência de chuvas, as águas ficam represadas, causando alagamentos e riscos a toda a população daquela rua.
Com a indicação nº 144/2013, Vanio pretende que o Poder Executivo recupere o pavimento da Rua 428, na esquina com Rua 430 A, no Morretes. Segundo o parlamentar, no cruzamento destas vias as lajotas estão soltas e causam riscos aos transeuntes.
Ainda referente à infraestrutura, o vereador protocolou as Indicações 146/2013 e 149/2013. A primeira busca acionar o Poder Executivo para que acabe com o buraco que existe no centro da Rua 216 e os existentes em toda a extensão da Av. Nereu Ramos, na Meia Praia. A outra indicação aponta o problema de falta de drenagem na entrada da Rua 293, esquina com a Av. Nereu Ramos na Meia Praia. De acordo com o vereador, o alagamento ocorre próximo a um semáforo e existe um grande fluxo de veículos, podendo ocorrer acidentes no local caso não sejam tomadas providências, disse.
A Indicação nº 143/2013, traz a sugestão de que seja disponibilizado ao Instituto PROVITA parte da área do estacionamento interno do CTG do Município de Itapema, nos dias 19, 20 e 21 de abril de 2013, para que a mesma possa explorar a cobrança de estacionamento de veículos durante a realização da 1ª festa das raízes. O vereador justifica que esta indicação visa oportunizar ao PROVITA, instituição sem fins lucrativos, a possibilidade de angariar fundos para dar continuidade às obras de melhorias na sede e aumento do número de vagas para o atendimento das vítimas da dependência de drogas. Vanio destacou ainda os relevantes serviços do PROVITA que há 15 anos atua em Itapema.
Em outra proposição, a indicação 148/2013, Vanio pediu monitores para os ônibus escolares do município. O vereador registra, ainda, que atualmente os ônibus estão circulando sem os monitores, deixando as crianças expostas a riscos e também colocando em risco a atividade dos Motoristas dos ônibus, pois os mesmos estão tendo que além de dirigir, monitorar as crianças que estão sendo transportadas.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT