MANIFESTANTES CLAMAM POR MAIS SEGURANÇA PÚBLICA DURANTE SESSÃO DA CAMARA E VEREADOR VANIO MANIFESTA SEU APOIO AO MOVIMENTO
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itapema que ocorreu na última terça-feira (15), contou com um fato atípico e que teve rápida repercussão em nossa cidade.
Passavam das 20h, quando um grupo de aproximadamente 150 pessoas lotou o plenário Pedro Mercês Vieira, e, com palavras de ordem, clamavam por mais segurança em nosso município e comovidos com o trágico assassinato do guarda-vidas e pizzaiolo Dilson Silva, 29 anos, durante um assalto na pizzaria em que trabalhava, pediam justiça para o caso. Na ocasião os manifestantes, através de um abaixo-assinado, lamentaram a falta de segurança pública em Itapema, repudiaram os altos e crescentes índices de criminalidade em nossa região e reivindicaram do Governo do Estado de Santa Catarina a imediata disponibilização de mais efetivos e viaturas policiais.
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Vanio Cesar Vieira, afirma que apesar dos constantes apelos ao Governo Estadual, Itapema tem sido esquecida pelas autoridades da segurança pública. Por diversas vezes enviamos requerimentos e abaixo-assinados ao Governador e ao Secretário Estadual de Segurança Pública, clamando a sensibilidade deles em prol de nossa cidade, reivindicando mais efetivos e viaturas para a polícia civil e militar de Itapema, como fiz através do requerimento 003/2012, encaminhado ao Secretário Cesar Augusto Grubba, no dia 1º de fevereiro, diz.
Quanto à questão do vídeo-monitoramento em Itapema, Vanio lembra que durante o ato da parceria entre o Governo Estadual e o Governo Municipal, em 03/10/2011, foi anunciado que a instalação das câmeras aconteceria até o dia 30 de dezembro do ano passado, o que ainda não ocorreu, pelo fato da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa do Cidadão não ter concluído a licitação para a aquisição dos equipamentos. A contrapartida de responsabilidade do Município, que era o aporte de R$100.000,00 e a rede de informática para trafego de dados, já foi cumprida.
Outro fator que interfere, segundo o Governo do Estado, para definição das prioridades da Secretaria, é o índice de criminalidade de cada região, obtidos através dos Boletins de Ocorrência, quando registrados na Delegacia de Polícia Civil, e pelos dados dos atendimentos efetuados pela Polícia Militar. Porém, com o descaso do Estado ao cumprir seu dever constitucional apesar da incondicional dedicação dos policiais ao desempenharem suas funções a população, desacreditada, não registra a ocorrência, fazendo com que a estatística de criminalidade em nosso município pareça pequena para a cúpula da segurança.
O vereador Vanio no último ano esteve envolvido em várias discussões e debates sobre o assunto, participando efetivamente da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), constituída pelos parlamentares da PARLAAMFRI, que no dia 14/12/2011 entregou um ofício, ao Deputado Estadual Kennedy Nunes (membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa), que posteriormente encaminhou, pessoalmente, ao Governador Raimundo Colombo, contendo algumas reivindicações para as Policias Civil e Militar e para a APRASC (Associação dos Praças de Santa Catarina).
Continuaremos cobrando uma atenção maior do Estado para nossa cidade e região, apoiando todos e quaisquer movimentos pacíficos reivindicatórios da causa. Itapema necessita urgentemente de SEGURANÇA PÚBLICA JÁ, finaliza o parlamentar.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio Cesar Vieira