MEIO AMBIENTE – VANIO É ENTREVISTADO NA RÁDIO CIDADE
Itapema/SC Na manhã de quinta-feira, 20, o vereador Vanio Cesar (PT) foi entrevistado pelo radialista Cléverson Tanaka no programa Jornal da Cidade Primeira Edição, que vai ao ar de segundas às sextas-feiras das 7 às 9 horas da manhã através da Rádio Cidade FM 104,1.
Durante mais de 30 minutos de entrevista, Vanio falou sobre ações do seu mandato e, principalmente, sobre meio ambiente e a preservação da natureza. Já no início, o vereador lamentou o modo como o atual governo tem tratado a questão ambiental em Itapema. O último ano, de 2013, e o início deste ano, de 2014, estão sendo marcados por um verdadeiro retrocesso ambiental, disparou Vanio.
Em seguida, Tanaka perguntou sobre a decisão judicial que revoga o decreto 119/2014 que havia acabado com a maior unidade de conservação ambiental municipal de Santa Catarina, o Refúgio da Vida Silvestre, que fica em Itapema. Vanio respondeu que entende ser acertada a decisão da Meritíssima Juíza da Comarca, Dra. Andréia Régis Vaz. Segundo o vereador a medida se fez necessária uma vez que a própria Constituição Federal impede que uma Unidade de Conservação seja suprimida ou alterada através de um simples decreto. Para desfazer uma Unidade de Conservação é necessária uma lei específica. Além do mais, o que é necessário é que seja elaborado um plano de manejo e que se defina a melhor maneira de preservarmos nossos rios, nascentes, cursos dágua, matas ciliares, enfim, a fauna e a flora que temos no nosso município e que é riquíssima, disse o vereador.
Vanio também falou na entrevista sobre o Parque das Capivaras, na Meia Praia, que foi inaugurado em outubro de 2012 e que está praticamente abandonado. Afirmou que o parque abrange uma área de 42 mil metros quadrados e que pertence ao município e cobrou uma revitalização urgente do espaço. O vereador também comentou sobre a retirada da vegetação de restinga no Parque Calçadão. Poderiam ter feito uma poda criteriosa na restinga, mas não, o governo atual acabou com a restinga e isso fere requisitos firmados entre o município e a Gerência Regional do Patrimônio da União que foram firmados na época da construção do Parque calçadão. Um crime ambiental e outro retrocesso para Itapema., disse o parlamentar.
Outra parte da entrevista que mereceu destaque foi quando o parlamentar lembrou a votação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular nº 029/2013, que criaria o Monumento Natural da Praia Grossa e que foi reprovado na sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada em 22 de outubro do ano passado. Cabe lembrar que os votos favoráveis foram apenas quatro. O meu e o dos vereadores Magnus Guimarães (PDT), Fabrício Lazzari (PP) e Lázaro da Silva Júnior (PSDB). Foi assim que o projeto para a criação do Monumento Natural da Praia Grossa foi rejeitado pela maioria dos vereadores. Temos ou não temos uma sequencia de posicionamentos contrários aos interesses da maioria da população? Indagou o vereador ao final de sua participação.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio PT