MEMBROS DA COMISSÃO DA AGROECOLOGIA VISITAM BANANICULTORES DE BIGUAÇU

Biguaçu/SC – Na manhã Da última sexta-feira, 24, os vereadores Vanio Cesar (PT) e Mouzatt Barreto (DEM), que juntamente com o vereador Magnus Guimarães (PDT) fazem parte da Comissão Especial de Estudo da Agroecologia e Produção Orgânica de Itapema, estiveram reunidos em uma propriedade rural localizada no interior do município de Biguaçu. Os vereadores estavam em uma comitiva de Itapema que contou também com o representante da Epagri, Wilmar Schmitt, o Diretor da Secretaria de Agricultura e Pesca de Itapema, Elias Joel Severino e o produtor de bananas, Selmo Santos, do bairro Sertão do Trombudo. O encontro foi promovido pela Epagri.

“Fomos conhecer a experiência de Biguaçu e arredores, pois sabemos da tradição e do ‘know how’ dos bananicultores daquela região. Buscamos informações e conhecimento para trazermos a experiência para nossa Itapema. Na área rural de Itapema se produz cerca de dois mil quilos de banana por mês, mas precisamos agregar valores ao produto com o objetivo de buscar a certificação participativa através da formação de um núcleo de bananicultores. Queremos que a banana de Itapema conquiste o selo orgânico, através da certificação de qualidade da produção”, declarou Vanio. A intenção da comitiva em participar da discussão foi colher informações para fomentar a produção orgânica em Itapema.

O encontro foi coordenado pelo extensionista da EPAGRI, Cícero Luis Brasil e contou com a participação de produtores de banana de vários municípios de Santa Catarina. Cícero fez um resgate histórico sobre a bananicultura em Biguaçu. O extensionista relatou que as lavouras na região de Biguaçu são conduzidas há cerca de 200 anos, passando de pai para filho, com manejo orgânico. “Essa história começou em meados do período do Império de D. Pedro II, quando predominava na região a produção de matéria-prima para os engenhos, baseada na mão de obra familiar, sem o uso de insumos químicos. As lavouras que se destacavam eram o feijão, o milho, o café, a banana, o aipim e a cana-de-açúcar, mas a banana foi à única que se manteve ao longo dos anos,” disse. Segundo ele, a banana é a cultura agrícola mais antiga da grande Florianópolis, até porque garante renda quase o ano inteiro aos seus produtores.

Em outro depoimento, o pesquisador da Epagri, especializado em citopatologia, Dr. Luiz Augusto Peruch, relatou que a banana orgânica no litoral de Santa Catarina é produto do próprio ambiente natural. “A banana se desenvolve há séculos, independentemente da interferência do homem, uma vez que é uma planta nativa da região. Ao longo da ocupação pelo homem, a fruta sempre serviu como meio de subsistência nas épocas de baixa produção agrícola. Até os dias de hoje a banana tem papel importante na agricultura familiar, sendo uma importante fonte de renda”, disse Peruch.

Os vereadores da Comissão de Agroecologia acreditam que é possível, em médio prazo, termos a certificação da banana produzida em Itapema.

Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT

Você pode gostar...