MIM – MULHERES DE ITAPEMA EM MOVIMENTO

Vanio, sempre teve uma participação ativa nas reuniões da Associação de Moradores do Centro, como associado e por um período como Vice Presente, pois a AMIC, teve e tem uma participação ativa nos movimento sociais do município. Assim, lembra das frequentes reuniões que o MIM – Mulheres de Itapema em Movimento, realizavam para implantar políticas sociais, em de defesa e proteção da mulher, vítima de violência doméstica. Ressalta ainda, que em 29 de novembro de 2007, foi realizada uma das primeiras reuniões (MIM – Mulheres de Itapema em Movimento) com os representantes dos poderes Judiciário, Ministério Público, Segurança Pública, Poder Executivo e representantes da Sociedade Civil de Itapema, reunião esta que aconteceu no plenarinho da antiga Câmara de Vereadores de Itapema.
A luta maior era para que fosse implantada uma Delegacia da Mulher em Itapema, sendo esta decisão, de responsabilidade do Estado. Todos os recursos possíveis e legais foram tentados, mas infelizmente isto não ocorreu. Na época tentou-se também a instalação de um Centro de Referência de Atendimento da Mulher, este sob a competência municipal, que infelizmente demorou para acontecer, porém hoje denomina-se: SAM – Serviço de Acolhimento à Mulher. Foi amplamente batalhado para que o Poder Judiciário e Ministério Público assegurassem questões básicas da Lei Maria da Penha. Como por exemplo, um atendimento individualizado e humanizado para a mulher que necessitasse recorrer a auxílio, após sofrer agressões domésticas. Lembra ainda, que foram realizados Abaixo Assinados para que tal trabalho fosse implantado em Itapema.
Passaram-se alguns anos, alguns progressos foram alcançados e certamente que foi em virtude de grande luta de mulheres batalhadoras, anônimas, voluntárias e servidoras públicas que aqui residem, trabalham e desejam qualidade de vida e segurança não somente para si próprias, como para suas famílias.
No dia 08 de março, com compromissos inadiáveis, o vereador Vanio foi representado por sua assessora parlamentar, Beatriz kletke, no importante evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado no Centro de Cidadania, onde algumas conquistas foram garantidas, entre elas o SAM – Serviço de Acolhimento a Mulher, após sofrer violência doméstica, entre outras. “A estas Mulheres lutadoras, desejo muito sucesso, felicidade, incentivo, para que prossigam a caminhada conquistando espaços cada vez maiores no nosso Município, Estado e País”, disse Vanio.

Você pode gostar...