MINISTRO HÉLIO COSTA LANÇA TV DIGITAL EM SANTA CATARINA.
Ministro Hélio Costa lança TV digital em Santa Catarina. Senadora destaca avanço tecnológico.
A solenidade de Assinatura dos Termos de Consignação para Canais Digitais das Emissoras de TV de Florianópolis foi realizada na tarde de hoje (5), na
Assembléia Legislativa, com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa.
A senadora Ideli Salvatti compareceu ao evento.
O ministro Hélio Costa descreveu a longa trajetória do novo sistema até o momento em que virou realidade para Florianópolis.
“Era para estarmos aqui em novembro passado, mas tivemos que adiar por causa das chuvas”, explicou.
O senador destacou ainda que a TV digital brasileira, livre e gratuita, é hoje o sistema mais moderno do mundo. ”Isto é um programa que coloca o Brasil no primeiro mundo digital”, afirmou.
A senadora Ideli destacou a importância de Santa Catarina oferecer ao público “essa verdadeira revolução nas comunicações, que proporcionará o acesso tanto às inovações da própria televisão, como ao mundo da internet”.
Ideli disse que o governo Lula mostrou que estava correto ao investir em um sistema desenvolvido no Brasil.
Representando as emissoras da Capital, a presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert), Marise Westphal Hartke, fez uma
retrospectiva histórica da TV nacional.
A história da televisão brasileira é caracterizada por fatos marcantes”, relembra. Ela disse acreditar que a novidade deva gerar uma expectativa coletiva, assim como aconteceu com o início da televisão e do celular.
“Essa nova página que está sendo escrita nos remete a um futuro que
não conseguimos imaginar tão facilmente, tamanha a velocidade com que as inovações e
avanços mudam definitivamente a trajetória da humanidade”, avaliou.
Marise acrescenta que a indústria nacional deve fazer sua parte, produzindo receptores a preços acessíveis a toda sociedade.
Segundo o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), a cerimônia não poderia ter acontecido em melhor lugar do que na Assembléia Legislativa.
“Foi importante ter escolhido essa Casa, que é a casa do povo catarinense, para
apresentar essa inovação”, conclui.