NOTA ABERTA Á POPULAÇÃO DE ITAPEMA, EM RELAÇÃO AOS ASSUNTOS SOBRE A SEGURANÇA PÚBLICA DE NOSSA CIDADE.
Infelizmente, a questão da Segurança Pública é uma situação que assola não só nosso município, mas toda nossa região, diariamente.
Por mais que concentremos nossos esforços em cobrar do Estado (visto sua responsabilidade Constitucional em garantir a Segurança Pública) uma Segurança Pública de qualidade, lamentavelmente, nossa capacidade de resolução do problema se limita nisso: cobrar. E disso não temos nos furtado.
Em agosto do ano passado, utilizei a tribuna parlamentar aqui na Câmara, para alertar sobre o problema da falta de Segurança Pública em nosso Município. Segundo dados da Delegacia de nossa cidade, até o dia 22 de agosto de 2011, já tinham sido registradas 796 ocorrências, sendo 67 furtos em comércios, 313 furtos em residências, 171 furtos em veículos, 7 homicídios e 79 roubos em comércios. Na segunda semana de novembro, os dados atualizados apontavam 254 roubos e 1.230 furtos. Diante de todos esses dados nosso questionamento é: Onde está o Estado, que não investe nessa área tão necessitada?
Para se ter uma idéia, Itapema contava até novembro com 09 isso mesmo NOVE policiais civis e 02 delegados.
Preocupado com este cenário e comprometido com esta questão, nos envolvemos em várias discussões e debates sobre o assunto, participando efetivamente da Comissão Intermunicipal de Segurança Pública (CISP), constituída pelos parlamentares da PARLAAMFRI, onde entregamos no dia 14/12/2011 um ofício ao Deputado Estadual Kennedy Nunes (membro da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa), que posteriormente encaminhou, pessoalmente, ao Governador Raimundo Colombo, contendo algumas reivindicações para as Policias Civil e Militar e para a APRASC (Associação dos Praças de Santa Catarina).
Alem disso, participamos de uma audiência no mês de agosto, com o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Augusto Grubba, que no dia 03/10/2011 anunciou o convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itapema, que contemplava nosso município com 15 câmeras de vídeo-monitoramento, se comprometendo ainda que as mesmas seriam instaladas até o dia 31 de dezembro do último ano, o que ainda não aconteceu. Segundo informações da Assessoria Especial de Gestão Administrativa da prefeitura, mesmo o Poder Executivo tendo feito o repasse de R$100.000,00 ao Governo Estadual, a título de contrapartida para a aquisição das câmeras e garantido a conectividade para a implantação do sistema, a Secretária Estadual de Segurança ainda não elaborou sequer o Site Survey, que é o teste de conexão á rede de informática do município, fundamental para o início do projeto. O acordo, conforme o Assessor Especial de Gestão Administrativa, Ricardo Alexandre Nunes Pereira, é que essa etapa fosse concluída até o início do mês de novembro do ano passado.
Nosso compromisso é com a Segurança Pública em nossa cidade e com isso a qualidade de vida do povo que aqui vive e visita. Continuaremos empenhados, mesmo que limitados, para com essa causa primordial a nossa sociedade. Cobraremos do Estado um investimento significativo no quadro pessoal e em recursos materiais, para que os bravos guerreiros policiais de nosso estado possam desenvolver suas atividades da forma competente, apesar de suas dificuldades, como sempre fizeram. Contem com nosso mandato, por mais Segurança Pública JÁ.