PARTIDO DOS TRABALHADORES COMPLETA 32 ANOS DE FUNDAÇÃO
No final da década de 1970, dentro do vácuo político criado pela repressão do regime militar aos partidos comunistas tradicionais e aos grupos de esquerda então existentes, através da organização sindical espontânea de operários paulistas, liderados por Luiz Inácio Lula da Silva e outras lideranças de trabalhadores, nascia o partido dos trabalhadores, que hoje, 10/02, comemora 32 de fundação e de orgulho para todos nós filiados.
O grande marco de nosso partido aconteceu em 2002, onde Luiz Inácio lula da silva é eleito presidente da republica com mais de 57 milhões de votos, e sua eleição é marcada por ter sido a primeira na história brasileira de um ex-operário ao posto mais importante do país, tendo chego ao final de seu mandato, em 2010, com mais de 80% de aprovação da população.
E não é pra menos. O Governo Lula foi marcado pela ascensão de milhões de brasileiros à classe média e a diminuição da desigualdade social. Caracterizou-se, ainda, pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Foi Durante sua gestão, que houve maior crescimento real do salário mínimo. Durante a gestão de Lula, a liquidação do pagamento das dívidas com o FMI contraídas em governos anteriores foram antecipadas. Esta ação resultou em melhor prestígio internacional e maior atenção do mercado financeiro para investir no Brasil. Se tratando de direitos humanos, o governo lula libertou mais de 32 mil pessoas do trabalho escravo. Na área do ensino superior, o ProUni (Programa Universidade Para Todos) foi o maior programa de bolsas de estudo da história da educação brasileira, onde desde 2005, quando foi lançado, até este ano, já foram concedidas mais de 1 milhão de bolsas estudantis a universitários de baixa renda. Houve ainda a criação de 18 novas universidades federais (uma delas em SC) e 126 extensões universitárias. Em 2010, com mais de 55 milhões de votos, o povo brasileiro, aprovando o projeto político implantado pelo partido dos trabalhadores em nosso país, elegeu a primeira mulher para a presidência da república.
Em Itapema, o PT conquistou a prefeitura em 2006, período em que a cidade vivenciava um período conturbado, com noticiários de corrupção e de decepção para a nossa população. Nosso município estava incluído nos órgãos de proteção de credito, ficando impossibilitado de obter recursos do governo estadual e federal.
De lá pra cá, varias ações foram tomadas pelo governo do partido dos trabalhadores, que representaram uma mudança significativa na historia de nossa cidade. A auto-estima foi devolvida aos que aqui vivem, a economia engrenou e os investimentos em obras públicas não param.
Atualmente, no Brasil, o PT governa 566 prefeituras, 5 estados e a presidência da República. No legislativo conta com mais de 2 mil vereadores, 150 deputados estaduais, 83 deputados federais (sendo a maior bancada da Câmara dos Deputados) e 15 senadores. Em Santa Catarina administra 35 prefeituras, tem 26 vice-prefeitos, 237 vereadores, 7 deputados estaduais e 3 federais.
O Partido dos Trabalhadores representa garra, força e união. É formado por homens e mulheres de coragem, de ideais, de determinação, e, acima de tudo, de dignidade, que hoje soma mais de 1 milhão e 200 mil filiados, do qual muito me orgulho de fazer parte.
Parabéns a todos companheiros, companheiras e simpatizantes, pelos 32 anos do Partido dos Trabalhadores!