PREFEITOS DA REGIÃO VÃO A BRASÍLIA MANIFESTAR APOIO PARA IMPLANTAÇÃO DO TERMINAL AEROPORTUÁRIO DE TIJUCAS
O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, vai a Brasília junto com outros 10 prefeitos da região da Grande Florianópolis na quarta-feira (17). A comitiva terá uma reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti, para apresentar o manifesto de apoio a implantação do terminal aeroportuário de Tijucas. No mesmo dia ainda, Sabino Bussanello vai ao Ministério dos Esportes para buscar a viabilidade do Centro Técnico e Poliesportivo para Atletas de Alto Rendimento e Paraolímpicos, ao Ministério do Turismo para uma reunião de empenho do projeto de revitalização da orla do bairro Ilhota e ao Ministério da Pesca para entregar documentos para áreas de comercio de pescado no Mercado Público de Itapema.
Segundo o prefeito Sabino Bussanello, a intenção principal da comitiva é promover o desenvolvimento regional, considerando o foco do Governo Federal no desenvolvimento de projetos estruturantes através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio de uma proposta alternativa de transporte aéreo em Santa Catarina. Florianópolis não suporta mais, estamos a beira de um colapso, mesmo com a possibilidade da quarta ponte. Nós, prefeitos, precisamos nos unir e buscar soluções para retirar esses gargalos, pois muitos chegam aos nossos municípios pelas vias aéreas, explica.
Os prefeitos entregarão em Brasília um conjunto de estudos para a estrutura do novo Aeroporto, a área que irá atender e os argumentos que justificam a implantação. Conforme os documentos, Tijucas possui uma planície com as mesmas condições climáticas de Florianópolis, com possibilidades diversas de decolagem e pouso com área total passando de 10 milhões de metros quadrados, além ainda de sua localização geográfica ser definitivamente apropriada para acesso, não havendo implicações ambientais. Além disso, é argumentado que a aquisição dos terrenos torna-se viável pelo baixo custo, principalmente por não possuir as edificações e estar localizado em área rural, de acordo com o Plano Diretor de Tijucas.
Fonte: Prefeitura de Itapema