PRESIDENTE DA CÂMARA PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO E ENTREGA OFÍCIO AO GERENTE EXECUTIVO DO INSS SOLICITANDO A CONSTRUÇÃO DE AGÊNCIA EM ITAPEMA

O presidente interino da Câmara de Vereadores de Itapema, Vanio Cesar Vieira (PT), o vereador de Porto Belo, Altino Torquato dos Santos Júnior (PMDB), a assessora parlamentar do vereador Alcionei Tridapalli (PP), Maria da Luz de Moura Gava, e representantes de Bombinhas estiveram em audiência pública no Ministério Público do Estado de Santa Catarina nesta terça-feira (dia 9 de agosto). Os vereadores participaram da audiência que tratou do assunto Previdência Social, e o presidente Vanio aproveitou para entregar um ofício ao gerente executivo do INSS em Florianópolis, José Crispim Correa, solicitando a construção da tão esperada Agência da Previdência Social em Itapema, pois a Prefeitura já havia feito a doação de um terreno, por meio da Lei Municipal 2.757/2009.

O vereador de Porto Belo, Altino Torquato dos Santos Júnior também aproveitou para oficializar a entrega de um requerimento, solicitando a abertura de uma agência do INSS na Região da Costa Esmeralda.
O gerente executivo do INSS em Florianópolis afirmou que um problema no processo licitatório resultou na perda dos recursos que já estavam destinados para a construção da agência em Itapema e justificou que, neste ano, o Governo Federal cortou os gastos com o INSS, porém prometeu engajar-se em Brasília-DF, para resolver a situação, bem como o vereador Vanio ressaltou que irá pedir o apoio de deputados federais para agilizar o processo.

Atualmente, a população da Costa Esmeralda é atendida pela Agência da Previdência Social de Tijucas que já solicitou apoio na luta pela construção da Agência do INSS de Itapema, para que haja redução da demanda no município vizinho. Hoje, Tijucas passa por grandes dificuldades na realização do atendimento de uma população que ultrapassa os 200 mil, pois a cidade absorve o atendimento de municípios vizinhos, como Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Canelinha, São João Batista, entre outros.

A gerente-substituta do INSS de Tijucas, Tessária da Costa, que também compareceu à audiência e voltou a pedir empenho dos vereadores na realização de documentos de apoio que possam agilizar o processo, junto ao Governo Federal, pois, em Tijucas, faltam funcionários e espaço físico para atender a população de toda a região.
Segundo os funcionários da Previdência Social, a situação das filas no INSS de Tijucas só deve piorar nos próximos anos, caso não haja a abertura da nova Agência da Previdência Social em Itapema.

Fonte: Câmara Itapema

Você pode gostar...