PRIMAVERA DA CIDADANIA FORMA NOVAS TURMAS EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM ITAPEMA

O projeto Primavera da Cidadania de Itapema formou mais 160 participantes de 10 cursos de qualificação profissional em cerimônia na quinta-feira (1), no auditório da Federação dos Trabalhadores das Indústrias de Santa Catarina (Fetiesc). O evento reuniu formandos e contou com a presença do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) – Unidades Tijucas, Rogério Oliveira de Mattos, do diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) – Unidade Itajaí, Laerson Batista da Costa, da secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, da Secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Marina Gobbo Agnoletto, do secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro, da coordenadora do projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, Servidores Públicos Municipais e a comunidade.

O vereador Vanio Cesar Viera destaca a importância deste projeto para a qualificação dos itapemenses. “Parabéns a todos que contribuíram para a realização deste magnífico projeto, que sem duvidas, em muito vai contribuir com a formação profissional de muitos itapemenses. Investir em qualificação profissional significa elevar a auto-estima e a capacitação das pessoas, além de fomentar ainda mais a geração de emprego e renda em nossa cidade”, destaca.

Para o recém-formado no Curso de Eletricista, Loremar Preilepper, o projeto Primavera da Cidadania é completo, que não se preocupa apenas em qualificar para o trabalho. “O projeto promove cidadania, faz as pessoas serem conhecedoras de seus direitos e deveres, traz informações sobre direitos no trabalho, habitação e educação. Hoje, além da nossa cidade estar bem cuidada, as pessoas são valorizadas.”, comemora. Já a recém-formada no Curso de Costura, Sonia Vanderli Oliveira, afirma que teve e viu disponível todas as condições para poder se qualificar, desde a qualidade dos cursos até o transporte, a merenda, até o cuidado das crianças para a gente estudar.

O prefeito Sabino Bussanello explica que o projeto Primavera da Cidadania foi criado a partir da demanda levantada pela população, especialmente beneficiários do programa Bolsa Família. Para o prefeito, investir no conhecimento, na qualificação e na cidadania das pessoas é o maior investimento que um Governo pode realizar. “Queremos garantir direitos e oportunidades de emancipação, além de oportunizar a qualificação profissional, o ensino fundamenta e a promoção da cidadania. Hoje, o Primavera da Cidadania é um dos mais importantes projetos de inclusão social de nosso Governo Municipal e temos orgulho de viver este momento.”, completa.

Primavera da Cidadania

O projeto Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, por meio da articulação de diversas Secretarias Municipais, com o objetivo de levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, através de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional. O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. Os cursos também são desenvolvidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes gratuitos.

Fonte: Prefeitura de Itapema / Assessoria do Vereador Vanio Cesar Vieira

Você pode gostar...