PRIMAVERA DA CIDADANIA OFERECE OPORTUNIDADES PARA FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA EM ITAPEMA

A abertura da 3ª Edição do Projeto Primavera da Cidadania de Itapema reuniu mais de 250 pessoas em sua aula inaugural, na quinta-feira (2). O evento aconteceu na Escola Prefeito Francisco Vitor Alves, no Bairro Morretes, e contou com a presença do Prefeito Sabino Bussanello, da Vice Maria Luci da Silva, de Secretários Municipais, Coordenadores de Programas e Projetos Sociais da Prefeitura, Diretores e Professores de escolas municipais, além da comunidade local e os inscritos no Projeto Primavera da Cidadania. A ação promovida pelo Governo Municipal acompanha o lançamento do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal, que tem como meta tirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza.

O evento abriu com uma palestra motivacional com o Professor do Senac de Itajaí, Lucio Stein. Em seguida, a Coordenadora do Projeto Primavera da Cidadania, Ana Maria Sokacheski, fez um resgate dos objetivos a iniciativa de inclusão social, através do desenvolvimento dos eixos de qualificação profissional, aliado ao ensino fundamental e a promoção da cidadania, com direitos e deveres.
A Secretária de Educação, Geonete Maria Bernardi Agostinho, explicou os papéis das Secretarias Municipais no Primavera da cidadania. A Educação assume a coordenação geral do projeto a partir deste ano, pois a ação envolve diretamente a necessidade de aliar o Ensino Fundamental à qualificação profissional e a promoção da cidadania. Enquanto isso, a Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos coordena os beneficiários dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e atendidos pelos programas e serviços sócio assistenciais. Além disso, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico contribui na parceria de qualificação profissional.

Segundo o Prefeito Sabino Bussanello, a importância desse projeto está no desenvolvimento pessoal dos alunos envolvidos, além do município como um todo. Ele destacou que Itapema sai na frente ao lançar a terceira edição do Primavera da Cidadania, justamente no dia em que o Governo Federal lança o Programa Brasil sem Miséria. “Nosso projeto já está consolidado em Itapema e, mais uma vez, investimos na qualificação profissional de famílias de baixa renda e na melhoria de renda e superação da pobreza”, comemora.

O Projeto Primavera da Cidadania é uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, através da articulação de diversas Secretarias Municipais, com o objetivo de levar às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social a garantia de direitos e oportunidades de inclusão, através de ações socioeducativas, formação educacional e qualificação profissional. O projeto surgiu na primavera de 2009, quando na Conferência Municipal de Assistência Social foram levantadas demandas pela população nesse segmento. As pessoas contempladas fazem parte do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, que têm a chance de concluir seus estudos e participar de cursos profissionalizantes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema.

Você pode gostar...