PROGRAMA SOCIAL DE INCLUSÃO, ATENDIMENTO À INDIGÊNCIA E DROGADIÇÃO
Vanio faz Indicação, através da Câmara Municipal de Vereadores para que seja estudada a criação e implementação de um Programa Social de Inclusão e de Atendimento às pessoas em Estado de Indigência, Miserabilidade e Drogadição, no Município de Itapema.
A indicação tem por fundamento a problemática dos andarilhos e demais pessoas em situação de miserabilidade e ou drogadição, os quais ocupam os espaços desabitados, desocupados e de extrema precariedade, sensibilizando e preocupando, a população vizinha. Segundo Vanio Cesar, ocorrem constantes reivindicações da população que presencia as ocupações frequentes, por este contingente populacional e que muitos deles não possuem casas, lares, onde residirem.
Vanio menciona ainda sobre a situação degradante do ser humano, em viver nestas condições de miserabilidade, por outro lado, sabemos também, que muitos dos quais se abrigam nestes mesmos locais, com o objetivo de se drogarem, das mais variadas formas, sem a intervenção e ou o olhar da família, transformando estes locais em esconderijos.
Salienta Vanio, que não resolvem as medidas paliativas, de apenas tirar estas pessoas destes locais, sem um atendimento efetivo e profissional, pois no mesmo momento, procuram outros lugares, uma vez que de uma forma ou outra, precisam se abrigar e já são considerados os nômades desta sociedade, criando assim um processo também vicioso de esconderijos e habitações degradantes.
Poderíamos citar aqui os inúmeros locais deste município, os quais os mesmos já se abrigaram, no entanto, citaremos os dois últimos locais no prazo de um mês: Antigo Shopping da Avenida Nereu Ramos, esquina com a 232- Meia Praia e nesta semana estão abrigados num Galpão onde funcionava uma Fruteira na 2ª Avenida, esquina com a Rua 230 Meia Praia Itapema.
Somos sabedores, diz Vanio, de que existe um trabalho grandioso em nosso município nas questões de Políticas Públicas Sociais, no entanto, não há como negar que esta população está de uma forma ou de outra, necessitando de atenção especial, atendimento, através da criação de programas e ou estruturação-reestruturação dos trabalhos já existentes.