PROJETO INCENTIVA CULTIVO DE CITRONELA COMO MÉTODO NATURAL DE CONTROLE DA DENGUE
Itapema/SC Na décima terceira sessão legislativa do ano, realizada nesta terça-feira, 7, o vereador Vanio Cesar (PT) garantiu a aprovação do Projeto de Lei nº 013/2013, além de duas indicações.
O projeto trata do incentivo ao cultivo da citronela como método natural de combate à dengue. Segundo Vanio, a intenção é transformar este projeto em uma Lei de incentivo ao combate do mosquito. Com o cultivo da citronela que é um repelente natural, estaremos afugentando os indesejáveis pernilongos e mosquitos. Inclusive o mosquito aedes aegypti, que é o responsável pela transmissão da dengue. Com o projeto transformado em Lei poderemos promover campanhas, palestras e exposições. Será possível promovermos a distribuição de mudas e sementes de citronela>, argumentou o vereador.
Vanio destacou na justificativa do projeto que, embora nem todos os mosquitos e pernilongos sejam nocivos à saúde humana, existe muita reclamação dos moradores de Itapema sobre a grande quantidade de pernilongos, principalmente em épocas de temperatura mais elevada. Através do projeto, vai ser possível promovermos a distribuição de mudas e sementes de citronela. Além do mais, a ação repelente de apenas uma planta de citronela, pode proteger uma área de até 50 metros quadrados, disse.
O projeto foi aprovado por unanimidade e segue para apreciação do prefeito municipal, Rodrigo Bolinha (PSDB), que tem 15 dias úteis para manifestar seu parecer sobre a matéria. Se o projeto for sancionado por ele, a medida passa a vigorar como legislação municipal.
Na mesma sessão, Vanio teve aprovada a Indicação nº 195/2013 em que pede colocação de placa com o nome da Biblioteca Pública Municipal, que se chama Presidente Tancredo Neves. Em outra indicação também aprovada na mesma noite, a de nº 199/2013, Vanio solicitou a pavimentação de asfalto nas Ruas 708, 808, 812, 814 e 1000. Segundo o parlamentar a Lei 3074/2012 autorizou o Poder Público Municipal a aderir ao Programa Projetos Multissetoriais Integrados Urbanos e tomar empréstimo junto ao BNDS – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – para a pavimentação de um lote de ruas que engloba as ruas indicadas na proposição.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT