PROVITA – 12 ANOS DE FUNDAÇÃO

O PROVITA – Projeto Vida Itapema, fundado em 13 de Maio de 1998 desenvolve atividades terapêuticas voltadas a prevenção, tratamento e ressocialização de dependentes químicos e alcoolistas no município de Itapema e região.

Está instalado numa área rural localizada no Bairro Alto Areal distante do Centro da cidade aproximadamente 10 Km. O PROVITA é uma entidade sem fins lucrativos e depende da contribuição de voluntários, empresários, Poder Público e comunidade em geral para desenvolver suas atividades. A instituição foi considerada de Utilidade Pública Municipal através da Lei Municipal 1542/98 e Utilidade Pública Estadual pela Lei 13.468/05.

Desde a sua fundação um grande número de pacientes já utilizou os serviços do PROVITA para buscarem uma nova vida para si e para suas famílias retornando ao convívio social e desta forma desfrutando do verdadeiro sentido das palavras liberdade e cidadania. Importante tem sido a participação do empresariado, dos voluntários, Poder Público Muncipal e Estadual, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civel e da sociedade civil para que os objetivos da instituição possam se manter e efetivamente recuperar e ressocializar todos aqueles que buscam ajuda.

Atualmente, a instituição abriga 22 internos que participam de um processo de recuperação terapêutica através do denominado processo dos 12 passos desenvolvidos num período de 09 meses em regime integral de internato que consiste na laborterapia, espiritualidade ecumênica, a ressocialização, o acompanhamento psicológico, terapia de grupo, etc.

O PROVITA concentra esforços atualmente no sentido de concluir a construção da Sede definitiva, pois ainda enfrenta dificuldades de alojamento para seus internos. Com a construção das novas instalações poderá vir a abrigar até 40 internos com uma área total construída de aproximadamente 600 m2. O PROVITA é administrado por uma Diretoria composta por voluntários da própria sociedade que se empenham individualmente e de forma coletiva nas diversas atividades que a instituição requer. Diante da realidade cada vez mais agressiva da chamada “indústria da droga” que assola a sociedade como um todo, não raras às vezes patrocinando o crime e a violência inclusive doméstica, faz com que tomemos atitudes efetivas no sentido de fazermos a parte que nos cabe para ajuda todos àqueles que procuram o PROVITA para a sua recuperação.

Fonte: Mario Granzoto 
Presidente PROVITA
Visite o site: www.projetovidaitapema.org.br

Você pode gostar...