REQUERIMENTO PEDE REUNIÃO ENTRE PREFEITOS DA COSTA ESMERALDA
Itapema/SC Os vereadores Magnus (PDT) e Vanio (PT) querem que os governantes encontrem soluções integradas para a captação e abastecimento de água nesta faixa do litoral norte catarinense
O requerimento nº 13/2013, aprovado pelos vereadores de Itapema na Sessão Ordinária deste dia 12, foi taxativo: quer uma reunião conclusiva entre os três prefeitos da Costa Esmeralda, para que juntos os governantes debatam sobre a questão de abastecimento de água e saneamento básico nos municípios de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.
O Requerimento de autoria dos vereadores Magnus Guimarães (PDT) e Vanio Cesar (PT) pede que a iniciativa dos Prefeitos seja urgente, para que os três municípios da Costa Esmeralda possam trabalhar alinhados visando sanar os problemas recorrentes de desabastecimento de água e captação deste recurso natural. Contando os 30 anos de concessão à Casan, mais os dez anos de exploração do serviço pela Águas de Itapema, o município vai chegar a 40 anos de exploração da água, e sempre captando dos nossos mananciais. Mas o Rio Perequê, além de ser de curta extensão, é um curso d’água que recebe a influência da maré alta, sendo portanto, impróprio para a construção de um sistema de captação de água potável. Os mananciais de Itapema, especialmente – os dos morros do Sertão do Trombudo se encontram em vias de esgotamento total, alertam os vereadores no documento que foi enviado às três Prefeituras da região.
O objetivo do requerimento, segundo Magnus e Vanio, é Sensibilizar, principalmente, o prefeito de Itapema, Rodrigo Costa (Bolinha), para que o mesmo acompanhe as discussões e as decisões que estão sendo tomadas pelos municípios de Bombinhas e Porto Belo. Isso porque os vereadores afirmam que os dois municípios já estão buscando soluções e recursos para o problema água na Costa Esmeralda. No documento que vai ser enviado aos prefeitos Bolinha (Itapema), Ana Paula da Silva (Bombinhas) e Evaldo Guerreiro (Porto Belo), os vereadores destacam as iniciativas que estão sendo debatidas atualmente, por Ana Paula e Evaldo. São quatro frentes:
1. A construção de uma estação de captação d’água no rio Oliveira, afluente do Rio Tijucas;
2. Construção dos dutos;
3. Ampliação dos reservatórios de água (lagoa) ao lado do existente no território de Itapema;
4. Desassoreamento da lagoa em Porto Belo.
Vanio destacou que os gestores de Porto Belo e Bombinhas já estão em busca de recursos federais para realização das melhorias no sistema de captação e abastecimento de água, estimado em R$ 6 milhões. A prefeita Paulinha e o prefeito Evaldo tem procurado sensibilizar a bancada federal de Santa Catarina, que conta com 16 Deputados Federais, pedindo uma emenda ao orçamento da União com esta quantia, para subsidiar a obra. Esperamos que o prefeito Bolinha se junte a eles nessa busca, assumindo a liderança que possui e participando ativamente das reuniões acerca deste tema em busca de uma solução definitiva para o abastecimentos principalmente na alta temporada, finalizou o vereador.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores