RÚGBI ENTRA NO QUADRO ESPORTIVO OFICIAL DE ITAPEMA

Tapera Rugby Club é o time oficial da modalidade em Itapema.
No encontro foi ressaltado que o rúgbi é mais uma modalidade que vai permitir a integração social através do esporte em Itapema.

O rúgbi agora faz parte dos esportes oficiais de Itapema, com o apoio do Governo Municipal. O time Tapera Rugby Club, representado pelo técnico Rafael Schonardie e pelo atleta Daillon Manuel Freitas de Souza, fez sua apresentação oficial na sexta-feira (26), em encontro com o prefeito Sabino Bussanello e o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Ailton Eccel Maçaneiro. A modalidade é praticada em Itapema em um campo do bairro Várzea e está inclusa no total de 23 esportes oferecidos nas escolinhas do Governo Municipal.

O prefeito Sabino Bussanello ficou feliz com mais um time, formado por 15 atletas, que irá levar o nome e disputar títulos por Itapema. “O rúgbi, como todas as outras modalidades esportivas, é uma forma de integração social, que desenvolve o espírito de equipe e o aperfeiçoamento pessoal de cada atleta. Fico contente em já ver o resultado de nossos atletas, em um time formado há pouco tempo, mas que já nos trás vitórias”, comemora.

No sábado (20), o Tabera Rugby Club foi a Florianópolis, onde disputou a 3ª etapa do Catarinense de Rugby, no campo das Dunas na Lagoa da Conceição, onde venceu dois jogos e perdeu outros dois. As partidas tiveram os seguintes resultados: Joaca 20 x 0 Tapera; Tapera 5 x 0 Costão Norte; Desterro 36 x 0 Tapera e Tapera 19 x 5 Criciúma. Segundo o técnico do time itapemense, Rafael Schonardie, por ser a primeira vez que o Tapera Rugby Club participa desta competição, os resultados são importantes, pois demonstram a evolução da equipe. A próxima etapa acontecerá em setembro, na cidade de Joinville.

Parece futebol americano, mas não é.

Uma partida de rúgbi é composta por duas equipes 15 atletas, em que os jogadores marcam pontos conduzindo a bola com as mãos até o final do campo adversário, na chamada área de in goal. Outra opção é chutar a bola sobre o gol adversário, um grande “H” no final do campo. Parece o futebol americano, mas há diferenças. As duas principais:

1. No rúgbi, um jogador só pode passar a bola para outro atrás dele. No futebol americano, lançamentos pra frente estão liberados;

2. A bola só muda de equipe quando o adversário consegue roubá-la, ou no caso de falta. No futebol americano, perde a bola o time que não percorrer pelo menos 10 jardas (9,14 metros) em quatro tentativas.

A partida acontece em dois tempos de 40 minutos, num campo do mesmo tamanho do de futebol. O rúgbi conta com um árbitro e dois bandeirinhas.

Fonte: Prefeitura Municipal de Itapema

Você pode gostar...