TROPEIROS DO LITORAL TÊM MOÇÃO DE APELO APROVADA NA CÂMARA
Moção de Apelo tem o objetivo de garantir a continuidade de um dos mais reconhecidos grupos folclóricos do sul do Brasil.
Itapema/SC Todos os vereadores presentes na 18ª sessão da Câmara de Vereadores de Itapema, que aconteceu na última terça-feira, 11, assinaram e votaram a favor da Moção de Apelo nº 003/2013, de autoria do vereador Vanio Cesar (PT). A moção apela para que o Poder Executivo estabeleça um convênio com a Associação dos Amigos do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral para que o grupo não tenha que paralisar as atividades em função de dificuldades financeiras que vem dificultando a continuidade dos trabalhos.
A moção relata que o grupo foi fundado em abril de 2004 e declarado de utilidade pública através da Lei Municipal nº 2651/2008, de 16 de outubro de 2008, sancionada pelo então prefeito em exercício, Jucelino Schimitt, que era o vice-prefeito na época.
Vanio destacou que os Tropeiros do Litoral são uma entidade sem fins lucrativos e realizam diversas atividades culturais em muitos municípios de Santa Catarina e de outros estados. O grupo divulga a cultura sulista e açoriana e tem inclusive convites para exibições em outros países. Através das apresentações de dança dos Tropeiros a cultura e o nome de Itapema são levados a milhares de pessoas em diferentes regiões. Através do grupo Tropeiros do Litoral, Itapema tem a divulgação dos valores humanos da nossa cidade e não apenas as belezas naturais e a boa infra-estrutura turística do nosso município, ressaltou o parlamentar.
A referida moção aponta a necessidade de repasse financeiro mensal, pois atualmente o único apoio recebido é a utilização do espaço onde se desenvolvem as aulas e as atividades culturais do grupo folclórico, que é mantido pela prefeitura.
Durante um longo debate em plenário, a maiorias dos vereadores exaltaram a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido pelos Tropeiros do Litoral. Em diversas falas os parlamentares se colocaram a disposição para encontrar a melhor maneira, dentro da legislação, de buscar o merecido apoio do poder público, através de convênio com o Município.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio PT