UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL É CRIADA EM ITAPEMA
Na noite de quarta-feira (5), na Câmara de Vereadores do município, foi aprovada por unanimidade em audiência pública a criação da Unidade de Conservação Ambiental Refúgio de Vida Silvestre de Itapema.
O evento contou com a presença do prefeito de Itapema, Sabino Bussanello, do presidente da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), de vereadores do município, entre eles o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itapema vereador Vanio Cesar Vieira, e o pró-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, Claudio J. Amante, além de alunos da Rede Municipal de Ensino, alunos do Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da UFSC, agricultores e a população do município.
Para o vereador Vanio, a criação da Unidade de Conservação Ambiental representa um grande avanço para nosso município. Através desta unidade poderemos desenvolver uma política pública de preservação da biodiversidade de nossa cidade, tão fundamental para nossa vida e que infelizmente vem sofrendo com as ações irracionais do homem, afirma o vereador.
Durante a audiência pública foi apresentado o estudo desenvolvido pelo NEAmb, que catalogou a presença de centenas de espécies animais e vegetais, inclusive raras e ameaçadas de extinção, nas matas e no mar de Itapema. O trabalho ajudou a defender a criação da Unidade de Conservação Ambiental, pois evidenciou a rica biodiversidade da área e como ela depende e faz parte do ecossistema local. Em um segundo momento, os presentes puderam manifestar sua opinião e sanar dúvidas quanto à criação do Refúgio de Vida Silvestre de Itapema, direto com a equipe da Prefeitura de Itapema, por meio da FAACI e do NEAamb.