VANIO É O ENTREVISTADO DA SEMANA DO JORNAL A HORA DE ITAPEMA
O vereador Vanio Cesar (PT) é o entrevistado da semana do Jornal A Hora de Itapema (Edição nº 11), que esta nas bancas. Confira abaixo a íntegra da entrevista.
Jornal A Hora de Itapema – Quem é Vanio Vieira?
Vanio – Uma pessoa simples, que foi criado com ensinamentos de respeito ao próximo e que cultiva valores e virtudes que aprendeu em família.
JHI – O senhor realizou cursos na área de turismo e inclusive tem formação técnica na área. O senhor chegou a trabalhar com turismo?
Vanio – Trabalhei no Hotel Plaza e no Hotel Resort Itapema. Como vereador, por diversas vezes faço uso das experiências que tive no ramo da hotelaria e do turismo. Estas experiências também serviram e sevem como base para o nosso trabalho no legislativo. Inclusive, participei na construção do Plano de Governo da última gestão. Tivemos uma atuação propositiva na construção desse plano de governo. Lutamos, por exemplo, para que houvesse a criação do Mercado Público, do Mirante do Encanto e no resgate da tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes em fevereiro. Temos a satisfação de saber que estas ações se tornaram importantes atrações para moradores e turistas no nosso município.
JHI – Na sua visão técnica, o que pode ser melhor explorado no turismo local?
Vanio – Pra começar a questão da sazonalidade. Não podemos permitir que o turismo de Itapema se resuma somente a temporada de verão. Itapema tem potencial para ter turismo durante o ano todo. Vários segmentos, como por exemplo, a melhor idade e o ecoturismo, podem ter atrativos durante as quatro estações do ano para visitarem Itapema. Um centro de eventos, que inclusive foi uma das nossas propostas na campanha é um equipamento fundamental para atingirmos um fluxo bom de turismo o ano todo. Por isso propomos, defendemos e vamos lutar para termos um centro de eventos, inclusive adequado e com espaço para prática de esportes. Se o governo atual também tiver a construção de um centro de eventos como meta, apoiaremos.
Outra questão é potencializar o turismo rural e ecológico. Temos condições de alavancar este segmento. O bairro Sertão do Trombudo, a comunidade do Alto Areal e a estrada do morro do Encano, na divisa de Itapema com Camboriú, são bons locais para implantação de equipamentos e aparelhos turísticos. Estes locais merecem projetos e ações que transformem em realidade todo esse potencial turístico que Itapema tem. Com o envolvimento das famílias, vários moradores podem se qualificar e conquistar outras fontes alternativas de renda.
JHI – Antes de se tornar vereador, qual era a sua atividade? Ainda a exerce?
Vanio – Antes… Estive por dois anos e meio trabalhando na Secretaria de Administração do Município, sendo que no último ano, estive como Diretor do Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura de Itapema. Após eleito e empossado, decidi me dedicar exclusivamente às atividades de parlamentar. Recebo subsídio para ser vereador e entendo que devo me dedicar a esta importante missão para a qual fui eleito em 2008 e reeleito em 2012.
JHI – Já fosse participante do Sindihoteis. Com a sua experiência nesse órgão, o mercado hoteleiro e gastronômico ainda continua sendo um bom investimento em Itapema? Por quê?
Vanio – Não tenho dúvida de que o segmento de hotéis, bares, restaurantes e similares são fundamentais para a economia de Itapema. Talvez a oscilação de movimento entre a baixa e a alta temporada, prejudique o andamento setor. Por isso, insisto de que temos que transformar Itapema em um pólo de turismo para o ano todo. O atual momento econômico e a conjuntura internacional são favoráveis para o turismo e, consequentemente, para os bares, hotéis e restaurantes. Se dermos mais incentivo para a construção de hotéis, por exemplo, teremos mais opções de hospedagem. Itapema sairá ganhando! Pode observar… Em Itapema se constrói muitos edifícios e casas, mas a rede hoteleira não cresceu na mesma proporção. Precisamos mudar esta realidade aumentando a capacidade de hospedagem da nossa rede hoteleira. Esta ação irá proporcionar um efeito cascata beneficiando não somente o segmento ligado ao Sindihotéis, mas o comércio como um todo.
JHI – Sempre atuante na comunidade e ex-vice-presidente da Associação de Moradores de Itapema Centro (AMIC). No que o bairro Centro precisava melhorar na sua época de vice-presidência e no que precisa ser mudado atualmente?
Vanio – Muitas das demandas são as mesmas. Mas tivemos avanços importantes nos últimos seis anos. A Avenida Beira Mar, a revitalização da iluminação pública, o Mercado Público, a Agência do INSS, entre outras, foram importantes obras de melhoria realizadas através do poder público. Ainda precisamos melhorar a orla do Centro com ciclovia, Parque Calçadão e acessibilidade para todos. A implantação de cem por cento da coleta de esgoto é uma necessidade para o Centro de Itapema.
JHI – Os problemas ambientais da nossa região parece que sempre afligiram o vereador. Quando fazia parte da AMIC batalhou para a recuperação de rios como Fabrício e Bela Cruz e recentemente o Perequê. Qual a motivação?
Vanio – As ameaças à natureza existem e são fortes. O fortalecimento da construção civil no bairro Centro é uma transformação que vem acontecendo dia a dia. Neste cenário, a iniciativa privada é grande a responsável pelo crescimento. Por outro lado, temos questões ambientais, que é aonde a Associação da AMIC mais atua. Os resultados e as vitórias, infelizmente, são lentos nas questões ambientais. Mesmo assim várias vitórias da AMIC tem sido significativas. O mais difícil é quando nos deparamos com a especulação imobiliária. Fica difícil vencer interesses econômicos que, muitas vezes, estão na contra mão da defesa do meio ambiente. Quanto à revitalização dos rios, é muito importante e deve ser contínua. Precisamos crescer de forma sustentável, preservando e buscando qualidade de vida para a nossa geração, mas também para nossos netos, bisnetos e daí em diante.
JHI -Já que a FATMA constatou que houve contaminação pela concessionária que trata o esgoto na cidade, o senhor sabe nos informar como está a situação? Como vereador reeleito, quais as ações que você e o legislativo devem tomar?
Vanio – Estamos aguardando uma cópia completa do laudo técnico oficial emitido pela FATMA. De posse deste relatório detalhado tanto os vereadores como a própria Comissão Parlamentar do Turismo e Meio Ambiente aqui da Câmara será acionada para que o legislativo atue na questão. Nosso mandato tem cobrado e não iremos dar trégua enquanto não for apurado todo este desastre ambiental que aconteceu em Itapema e no município vizinho de Porto Belo. Na audiência que tive com o Prefeito Rodrigo Costa, em 21 de janeiro, juntamente com o vereador Magnus Guimarães, foi tratado do assunto. O Prefeito se mostrou bastante preocupado tanto com a questão da poluição como da questão da distribuição de água e do tratamento de esgoto em Itapema. Somos parceiros tanto do Prefeito Bolinha com também do Prefeito Evaldo Guerreiro de Porto Belo e da Prefeita Paulinha de Bombinhas para lutarmos por um serviço de qualidade, por preços módicos e sem poluição ambiental. Inclusive fiz grande parte da minha fala na tribuna na primeira sessão do ano, tratando sobre este tema.
JHI – Porque decidiu se candidatar em 2008? E em 2012?
Vanio – A candidatura foi uma forma de colocar nosso nome à disposição e, sendo eleito, ter um poder de representar a comunidade e os anseios dos itapemenses. Também porque fui me envolvendo dia a dia com os problemas do bairro e da cidade. Sempre tive vontade de trabalhar pela população da nossa cidade. Em 2003 escolhi o PT como o Partido e como a ferramenta de transformação da sociedade. Desde então venho construindo juntamente com várias pessoas um espaço de luta que vai além do partido e que aglutina vários apoiadores e setores da sociedade. Hoje, nosso mandato tem um papel importante de fiscalização, proposição e articulação dentro e até fora do município. Somos um ponto de apoio dos moradores, trabalhadores, estudantes e de todos que querem construir uma cidade e uma sociedade melhor. É por isso que seguimos na luta!
JHI – Qual foi a principal marca do vereador no mandato 2009/2012?
Vanio – Trabalhamos em vários outros eixos. Mas nosso mandato teve uma atuação forte e mais focada nas demandas de Infra Estrutura e do Meio Ambiente, buscando maior qualidade de vida para nossa população.
JHI – Nas eleições de 2012, o seu partido (PT) estava com grande rejeição na cidade. Em algum momento ficou com receio de não conseguir se eleger?
Vanio – Sim. Embora tivéssemos confiança e boa aceitação do nosso trabalho, tivemos todo um imbróglio jurídico devido a divergências internas no PT. Por conta desse desacerto, ficamos praticamente durante os dois primeiro meses de campanha sem poder fazer campanha. Somente a partir da liberação das candidaturas pelo TRE, já no início de setembro de 2012, é que começamos a ter mais convicção de nos reelegermos. Felizmente, conseguimos nos reeleger vereador, mas infelizmente as circunstâncias depois do racha interno, fizeram com que o PT não conseguisse ter uma boa votação no seu candidato a Prefeito. Por isso, entendo que nosso(a)s candidato(a)s a vereadores(as) foram prejudicado(a)s. Se tivéssemos outra candidatura a Prefeito, com mais viabilidade eleitoral, teríamos, com certeza, mais vereadores(as) do PT na Câmara.
JHI – Segundo mandato começando e com ele novas ideias surgem. Qual será a principal diferença entre o primeiro e o segundo mandato?
Vanio – Continuaremos fiscalizando, apoiando, defendendo e propondo o que for favorável para nossa população e para nossa cidade. A maior diferença é que agora estamos na bancada de oposição. O que não quer dizer que seremos contra tudo… Faremos uma oposição propositiva e responsável. Com a mesma ética e transparência que agimos enquanto fomos vereador da base do governo que encerrou no final de 2012. Agora, embora estejamos na condição de oposição, seguiremos fazendo o possível para trazermos recursos para Itapema. No mandato anterior articulamos captação de recursos do Governo Federal. Assim, conseguimos algumas emendas parlamentares, com nossos deputados do PT, que vieram a somar para Itapema. Nesta nova legislatura estamos nos colocando como colaboradores para novamente buscarmos recursos federais.
JHI – Na votação para eleição da mesa diretora um dos votos contrários foi do senhor. Por quê? Mesmo sendo oposição, naquele momento não era a melhor opção?
Vanio – Fui coerente com o que havia me comprometido. Tínhamos, eu e outros seis vereadores que em tese não eram da base do atual governo, alinhavado uma chapa da bancada que poderia ser a bancada de oposição. Em função de outros acordos, a chapa que estávamos montando coletivamente com sete vereadores, não se consolidou. Se votássemos na chapa única, estaríamos abonando uma chapa articulada pelo atual governo a custa de acordos. Então, optamos em manter nossa linha de oposicionista, tendo independência e legitimidade para combatermos tudo aquilo que não for favorável ou não estiver em sintonia com os anseios da nossa população.
JHI – Um dos vereadores mais atuantes nas redes sociais da legislatura passada. No que esse meio de comunicação te ajudou em relação à política? O jovem está se interessando mais no tema por meio dessas redes sociais?
Vanio – As redes sociais são mais uma ferramenta para fazermos o que é nossa maior obrigação. Trabalhar e mostrar, se possível, em tempo real, o que estamos fazendo. Sempre prezamos pela transparência e pela participação popular nas decisões e ações do nosso mandato. As redes sociais são uma ferramenta importante nesta nova realidade. Convido inclusive você, leitor a acessar www.vanio.com.br ou o Facebook www.facebook.com/Vanio.Cesar.
JHI – O que os eleitores podem esperar para os próximos quatro anos?
Vanio – Podem esperar muito trabalho! Estamos focados em fazer um mandato atuante e participativo. Buscaremos atender as demandas inerentes a função de vereador da melhor maneira possível, buscando sempre uma solução.
JHI – Este espaço é para o senhor escrever o que não foi abortado nas perguntas. Também pode agradecer, bem como relatar algo ou convidar…
Vanio – Quero agradecer a todas e todos que acompanham e incentivam nosso trabalho. Agradecer também às críticas construtivas, pois são as diferentes opiniões que ajudam a consolidar nossa atuação. Buscamos sempre agir dentro dos princípios constitucionais e democráticos. Estamos à disposição para levar as reivindicações que forem justas à diante. Obrigado pela oportunidade!