VANIO FALA SOBRE CONTAMINAÇÃO DO RIO PEREQUÊ
Itapema/SC No final da tarde desta última quarta-feira, 16, o vereador Vanio Cesar Vieira (PT), teve conhecimento do lauto técnico emitido pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente), sobre a contaminação dos rios da Fita e Perequê. A poluição, segundo o laudo, é causada por despejo de efluentes sem tratamento adequado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operada pela empresa Águas de Itapema, no Bairro Morretes.
Sobre a poluição nos rios Perequê e da Fita, o vereador defende que os serviços de tratamento de esgoto devem ter uma destinação adequada, com maior segurança, eficácia e garantia de qualidade de vida da população. Vanio lembra que as ações devem abranger toda a bacia hidrográfica do Rio Perequê e integrar os municípios de Itapema e Porto Belo. Nossa maior preocupação com relação a este desastre natural é a reparação. Não aceitamos apenas ficar lamentando… Além de eventuais multas, que é a compensação financeira pelo prejuízo ambiental, penso que é preciso um plano de metas e ações seguras, em caráter urgente, para recuperarmos a vida nas águas e nas margens do Rio Perequê.
Segundo Vanio, os problemas ocasionados pela poluição dos rios, tem desdobramentos negativos bastante complexos, pois afetam, além do meio ambiente, o turismo, a saúde pública e a economia. Os vereadores aguardam na Câmara, o recebimento oficial deste laudo, juntamente com os relatórios técnicos para poderem dar os devidos encaminhamentos.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT