VANIO PARTICIPA DE DEBATE SOBRE O NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO
Itajaí/SC A implantação do novo Código Florestal Brasileiro e os impactos na área rural e urbana foram temas de uma palestra que aconteceu na manhã de sexta-feira, 26, no auditório da Estação Experimental da Epagri, em Itajaí. O palestrante foi o Deputado Federal Valdir Colatto (PMDB), que acredita que a nova Lei 12.615/2012 foi uma das mais importantes que já tramitaram no Congresso Nacional.
Colatto fez um resgate sobre a elaboração do projeto de Lei que deu origem ao Novo Código Florestal Brasileiro, que regula o uso da terra e define diretrizes relacionadas à preservação ambiental e à produção de alimentos no Brasil. O palestrante destacou a necessidade da legislação ambiental evoluir de acordo com a tecnologia, a ocupação territorial humana e as atividades econômicas que transformam velozmente a vida das pessoas.
Na oportunidade o vereador Vanio Cesar (PT) participou representando Comissão Especial de Estudo da Agroecologia e Produção Orgânica de Itapema, da qual é o Presidente e que conta com os vereadores Mouzatt Barreto (DEM) e Magnus Guimarães (PDT). Segundo o Vanio é importante para todos que estão envolvidos com o meio rural ou que buscam desenvolver políticas públicas voltadas para a produção alimentar, orgânica ou não, saber diferenciar o que são Áreas Consolidadas, Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente. Nós legisladores precisamos conhecer esta realidade. O vereador lembrou que em Itapema foi criada, em dezembro do ano passado, o Refúgio da Vida Silvestre. Uma área com dois mil e seiscentos hectares que deve ser preservada. É preciso que a legislação ambiental seja realista e aplicável as situações que de fato encontramos nas áreas rurais. Itapema já deu o primeiro passo com a Criação deste Refúgio, mas a população e as entidades civis precisam estar atentas a este debate sobre as APPs (Áreas de Preservação Permanente). Se isso não acontecer, poderemos em médio prazo sofrer com a falta de água e de recursos naturais que hoje ainda são abundantes no nosso Município.
Participaram do encontro o Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina, Raul Zucatto, o Secretário de Agricultura de Itajaí, Artur de Jesus, o Diretor de Agricultura de Itapema, Elias Joel Severino, o Extensionista da Epagri em Itapema, Wilmar Schmitt, o Representante do Secretário de Agricultura e Pesca de Navegantes, João Paulo Serpa; o Diretor da Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, Arnaldo Cristian Pereira, o Secretário de Pesca de Penha, Luis Fernando Vailatti, o Presidente do Sindicato Rural de Camboriú, Silvio Matias e o Presidente do Sindicato Rural de Ilhota, Dionísio Schart.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT