VEREADOR VANIO ACOMPANHA A CHEGADA DA MACRODRENAGEM AO BAIRRO MEIA PRAIA

O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Vanio Cesar Vieira, acompanhou a chegada das obras da Macrodrenagem de Itapema ao bairro Meia Praia na tarde de hoje (1) e que vão iniciar pela Rua 205. A Fase 1 do projeto que pretende minimizar os problemas de enchentes começou na região próxima ao Rio da Fita, no bairro Morretes – primeiro a receber a obra que teve início no dia 21 de novembro de 2011. Devido à nova fase em uma área populosa, as obras causarão transtornos temporários e, por isso, a Prefeitura de Itapema pede compreensão de todos para o desenvolvimento dos trabalhos.

A intenção da Macrodrenagem de Itapema é criar um sistema eficaz de coleta e condução das águas da chuva até rios e o mar, utilizando galerias de concreto, para prevenir os efeitos das enxurradas. Essas galerias vão completar os mais de 90 quilômetros de tubos de microdrenagem (bocas de lobo e tubulações de menor diâmetro) implantados nos últimos cinco anos em Itapema.

Segundo o vereador Vanio, esta é uma das principais obras que Itapema necessitava. “Ao longo de décadas o município enfrentou alguns problemas de alagamentos com muita coragem, refazendo-se das inundações e recuperando suas perdas. Todavia, com o crescimento populacional advém a ocupação e impermeabilização do solo com consequente aumento da vazão de escoamento superficial, chegando hoje a situações de extremo desconforto e risco, tanto físico quanto à saúde pública. Com a Macrodrenagem, felizmente, esse problema será sanado”, afirma.

Sistema de Macrodrenagem

O projeto será desenvolvido durante 20 meses e três empresas serão responsáveis pela execução, nas áreas de Trabalho Sócio Ambiental pela Iguatemi, Fiscalização e Supervisão pela Emobras, e Obras e Equipamentos pela Sulcatarinense, representando um investimento que ultrapassa R$ 41 milhões.

A Macrodrenagem de Itapema faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades, em uma parceria que inclui investimentos Federais a fundo perdido, sem a necessidade de reembolso, e recursos Municipais, através do Programa de Desenvolvimento Sustentável de Itapema (PRODESI).

Fonte: Prefeitura de Itapema / Assessoria do vereador Vanio Cesar Vieira

Você pode gostar...