VEREADOR VANIO DEFENDE POSTOS DE TRABALHO E COBRA ABERTURA DE SUPERMERCADO

Itapema/SC – No chamado grande expediente da Sessão Legislativa da Câmara de Vereadores de Itapema, ocorrida na última terça-feira, 09, o vereador Vanio Cesar (PT) fez uso da tribuna parlamentar para defender cerca de 50 empregos que estão na iminência de não existirem mais em virtude da possível não abertura de um supermercado no bairro Meia Praia.

Vanio iniciou dizendo não entender o motivo pelo qual o Supermercado ‘Super Zoni’ ainda não abriu suas portas para a população. O vereador contou que cerca de 50 funcionários, acompanhados de familiares e clientes se concentraram no pátio do supermercado e seguiram em passeata até a Prefeitura de Itapema, no último dia 02 de julho. Uma comissão com cinco representantes foi atendida pelo Prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB). “É uma situação incompreensível, muito estranha. Os trabalhadores foram até a frente da prefeitura para pedirem ao prefeito que lhes conceda o direito de poder trabalhar. Os trabalhadores e a população em geral não entendem porque o estabelecimento não pôde abrir para o público. A empresa ‘Super Zoni’ conseguiu todos os alvarás necessários para abertura do Supermercado: o de funcionamento, o dos bombeiros, o sanitário, a liberação da FAACI e outros. Depois de tudo pronto, inclusive com data marcada para inauguração, o alvará sanitário nº 523/2013 foi simplesmente cancelado. A inauguração que estava marcada para o dia 07 de junho não aconteceu. Mesmo assim o supermercado continua arcando com todas as despesas, inclusive o pagamento de salários e encargos trabalhistas aos funcionários, na expectativa de poder inaugurar em breve”.

O Parlamentar também pediu que seu apelo na tribuna fosse levado ao conhecimento tanto do Prefeito Bolinha como do Procurador Geral do Município, Dr. Alfredo Marin Júnior. “Sabemos que existe a alegação de que o Plano Diretor do ano 2002 proíbe novas construções de comércios deste ramo de atividade na denominada Zona 01 da Meia Praia. Ocorre que a estrutura física não foi alterada em nada, não houve aumento ou reforma do edifício. Além do que não é um empreendimento novo. Portanto, está tudo de acordo com a legislação. O que ocorre ali é uma sucessão, mudando somente a razão social. No mesmo local já funcionou o Supermercado Vitória, o qual abriu em 1998, depois o Supermercado Mini Preço, e mais recentemente, o Supermercado Centro. Há 15 anos o local é destinado a supermercados. É uma tradição haver supermercado naquele local. A vizinhança se beneficia com este tipo de comércio que inclusive possuí um amplo estacionamento. Não vejo motivo algum para obstruir a abertura deste supermercado que só beneficiara a cidade. Gostaríamos inclusive que esta questão fosse encaminhada ao Conselho de Planejamento Urbano, para que tivéssemos um parecer. Senhor Prefeito, peço que o senhor olhe com atenção principalmente para estas 50 famílias que dependem dos seus empregos e que, na sua maioria, já trabalhavam no antigo mercado”, concluiu Vanio.

O vereador também utilizou a tribuna para justificar seu voto contrário ao Projeto de Lei do Executivo nº 054/2013 que foi votado na mesma noite. Este projeto transfere recursos que seriam utilizados para desapropriações e continuidade das 2ª e 3ª Avenidas da Meia Praia para elaboração de novos projetos. Os valores estavam devidamente orçados no PPA (Plano Pluri Anual) e na LDO (Lei Orçamentária Anual), os quais valem para este ano e que foram votados e aprovados no ano passado pelos vereadores desta Casa. Não posso ser a favor da transferência destes recursos, que iriam para melhorar a mobilidade urbana, sendo esta uma necessidade de Itapema, a revelia do que já estava definido sob critérios especificados tanto na LOA como na LDO. A aprovação do referido projeto teve os votos contrários de Vanio e do vereador Magnus Guimarães (PDT), que inclusive faz parte da Comissão Permanente de Redação e Justiça da Câmara de Itapema.

Ao término de sua participação na tribuna, Vanio comentou a vinda de recursos do Governo Federal para a reforma de Unidades Básicas de Saúde de Itapema (UBS). Segundo o parlamentar, os recursos trazidos por intermédio do Deputado Federal Décio Lima (PT), são de R$ 201.654,88 (duzentos e um mil, seiscentos e cinqüenta e quatro reais e oitenta e oito centavos). O parlamentar relembrou que já havia anunciado, em meados do mês de maio, a conquista, através de Emenda Parlamentar, de 250 mil reais para serem investidos em pavimentação. “Nós temos nos empenhado em trazer recursos para o Governo Municipal. A gente vem colaborando, mas também estamos cobrando o que a população tem reivindicado e que é de direito”, finalizou o vereador.

Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT

Você pode gostar...