VEREADOR VANIO DEFENDE PROJETO DE LEI DE PRESERVAÇÃO DA PRAIA GROSSA

Itapema/SC – Foi muito além de polêmica a última sessão da Câmara Vereadores de Itapema, realizada na terça-feira, 22, que terminou com a votação e a rejeição, por oito votos contra quatro, do Projeto de Lei nº 029/2013. O projeto teve origem através de iniciativa popular e foi o primeiro do gênero em toda a história de Itapema. O Projeto de Lei nº 029 se aprovado, iria criar o Monumento Natural da Praia Grossa e entrou em pauta com o peso da adesão de mais de duas mil e trezentas assinaturas de cidadãos de todos os bairros da cidade.

As portas do plenário foram abertas somente dez minutos antes da sessão que teve início às 19 horas. Em menos de cinco minutos o auditório ficou totalmente lotado por moradores e ambientalistas. Uma boa parte dos presentes trazia cartazes e placas simbolizando árvores com o nome escrito de cada um dos treze vereadores itapemenses.

Após os tramites legais, incluindo a votação das indicações e requerimentos dos vereadores, a Tribuna do Povo ficou a disposição para a manifestação do advogado Rafael Baumgartner que defendeu o projeto de iniciativa popular. Rafael aproveitou seu tempo na tribuna para defender a preservação da Mata Atlântica e em seguida leu uma reportagem de 2012, onde a vereadora Nilza Simas (PSD) e o vereador Marinho (PPS) defendiam a preservação da Praia Grossa, momento no qual o público vibrou. Na seqüência quem usou a Tribuna do Povo foi o advogado Edson Deos que defendeu o projeto de construção de um condomínio nos arredores da Praia Grossa.

No uso da Tribuna Parlamentar cinco vereadores se manifestaram. Vanio Cesar (PT), Eraldo Mafra (PMDB), Fabrício Lazzari – o Fafá (PP), Lázaro da Silva Júnior (PSDB) e Magnus Guimarães (PDT). Entre os parlamentares que se pronunciaram o destaque foi o vereador Vanio, que fez uma defesa contundente da Praia Grossa causando um verdadeiro “frisson” na plateia.

Durante a fala de Vanio alguns trechos ficarão marcados na memória de muitos e nos anais da Câmara. “… Está em Jogo a preservação da única praia nativa e intocável de Itapema. Está em Jogo a preservação de uma das pouquíssimas praias agrestes de toda nossa região… Está em jogo a preservação da mata atlântica em estágio médio e avançado de regeneração. Está em jogo a preservação de espécies da fauna e da flora em extinção. Está em jogo o futuro de uma das últimas maravilhas do Atlântico Sul. Está em Jogo o futuro dos nossos filhos, netos e de todas as próximas gerações, na medida em que não terão mais a referência da única praia nativa da região.” Entre aplausos e gritos de apoio Vanio prosseguiu. “Mas infelizmente assim como existe o bem e o mau, a poluição e a preservação, a especulação imobiliária e o crescimento sustentável, existe o outro lado deste jogo. O lado sujo, onde outros interesses estão em jogo… Estamos assistindo e percebendo que estão em jogo os interesses mesquinhos de muitos oportunistas que buscam explorar a nossa maior riqueza natural. Está em Jogo a especulação imobiliária desenfreada. Está em jogo a ganância de pessoas que só visam o lucro imediato. Está em Jogo a destruição em detrimento da preservação. E por que não dizer ou duvidar… Está em jogo o financiamento de campanha de alguns políticos que certamente não tem compromisso com a nossa Cidade”, finalizou o vereador levando a plateia ao delírio.

Ao término das falas dos vereadores a presidente da Casa de Leis, vereadora Nilza Simas (PSD), colocou apressadamente o Projeto nº 029/2013 em votação. Sem anunciar o placar dos votos a presidente rapidamente encerrou a sessão anunciando a rejeição do projeto.

O resultado foi o seguinte: Com votos contrários dos vereadores Xavier Cañas (PMDB), Wesley da Silva – o Lelé (PSDB), Wanderley Dias – o Lei (DEM), Mouzatt Barreto (DEM), Zulma Souza (DEM), Eraldo Mafra (PMDB), Sebastião da Silva (PSDB) e Marinho (PPS) e votos favoráveis de Magnus Guimarães (PDT), Fabrício Lazzari – o Fafá (PP), Lázaro da Silva Júnior (PSDB) e Vanio Cesar (PT) o projeto para a criação do Monumento Natural da Praia Grossa foi rejeitado pela maioria dos vereadores.

Confira o link:
Praia Grossa

Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT

Você pode gostar...