VEREADOR VANIO PRESTIGIA INAUGURAÇÃO DA PENITENCIÁRIA DE ITAJAÍ
O vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Vanio Cesar Vieira, acompanhou nesta terça-feira (13), a inauguração feita pelo governador Raimundo Colombo da penitenciária de Itajaí, que tem capacidade para 360 detentos e vai ajudar a desafogar outras unidades da região. Foram investidos R$ 21 milhões para a construção que encerra toda a estrutura do Complexo Penitenciário de Itajaí. “Entregamos essa unidade, mas já estamos trabalhando para ampliar o número de vagas. Essa é a nossa realidade. O mais importante é buscar a ressocialização dessas pessoas.”, disse o governador. No ato, Colombo também assinou ofício para a construção de uma nova ala no presídio, com capacidade para 320 presos e mais 32 vagas para outras dependências, como salas de triagem e de visitas, num total de 352 vagas.
Segundo o vereador Vanio, infelizmente até anos atrás, a prisão ao invés de ser destinada a reeducar seus detentos e prepará-los para seu retorno social, era caracterizada como um estabelecimento onde os presos altamente perigosos, tornavam-se criminosos profissionais, frios, calculistas e incapazes de conviverem fora do presídio. Gradativamente está concepção de modelo prisional está evoluindo. Os governos estão voltando suas gestões á questão da humanização do detendo, cumprindo efetivamente, o principal papel da prisão que é a penalização por um delito praticado aliada a questão social, comenta.
Os detentos que vão ocupar a nova penitenciária devem começar a ser transferidos ainda nesta semana. Cerca de 100 presos já condenados do presídio de Balneário Camboriú, que foi interditado pela Justiça, devem ser transferidos também em maio. Os outros detentos, que ainda não foram julgados, devem ser transferidos para a nova ala assim que ela for concluída.
Todo o complexo penitenciário acrescentou 856 vagas para a segurança da região: 376 no presídio, 120 na unidade do regime semiaberto e mais 360 na nova penitenciária. Nesses 14 meses, já entregamos unidades em Lages, Tubarão, Criciúma, Joinville e estamos concluindo a de Chapecó, disse Colombo, em referência ao trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.
Atualmente existe um déficit de seis mil vagas no Estado, além de mais de 10 mil mandados de prisão expedidos.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação / Assessoria do vereador Vanio Cesar Vieira