VEREADOR VANIO PRESTIGIA INÍCIO DA OPERAÇÃO VERANEIO
A Operação Veraneio da temporada 2011/2012 na Costa Esmeralda teve início da sexta-feira (16), com solenidade na Câmara de Vereadores de Itapema. No evento também aconteceu a formatura dos novos guarda-vidas civis que irão atuar na região, além da entrega de um novo veículo para transporte do pessoal do Corpo de Bombeiros Militares. O prefeito de Itapema, Sabino Bussanello e o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Itapema, Vanio Cesar Vieira, deram boas-vindas aos profissionais que farão a segurança na região, junto com o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina, Coronel Marcos de Oliveira, o Capitão do Corpo de Bombeiros Militares de Itapema, Ricardo José Steil, Secretários Municipais, vereadores, representantes de associações e membros da comunidade.
Nesta temporada, o Corpo de Bombeiros Militares da Costa Esmeralda tem o reforço de 29 novos guarda-vidas, que passaram por atividades de preparação, com 120 horas de carga horária e irão somar com os já existentes das cidades de Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Todo o efetivo que irá atuar para a segurança na Costa Esmeralda foi capacitado em noções sobre ambientes marinhos, trabalho preventivo, relações humanas e conscientização turística, legislação do tráfego marítimo, recuperação de afogados, natação aplicada, técnicas básicas de salvamento aquático, técnicas avançadas de salvamento e educação física.
Segundo o Capitão Ricardo José Steil, cada Operação Veraneio é um novo desafio em uma nova realidade. Ele explica que este ano o foco foi na capacitação pessoal do efetivo, além da infra-estrutural que integra e cobre toda a Costa Esmeralda para quem está na praia dia-a-dia. Fizemos vários planejamentos e, nesta vez, demos mais atenção e valorizamos nosso pessoal, como os cursos de espanhol para os guarda-vidas atenderem melhor os turistas estrangeiros e o aumento das diárias pagas, de R$ 75,00 para R$ 100,00, explica.
Para o vereador Vanio Cesar Vieira, o ideal seria o reforço pessoal durante o ano todo e não somente no período de temporada. A cada ano, a Operação Veraneio se amplia e se torna mais importante, porém o ideal é que houvesse um reforço durante o ano todo. Na temporada de verão aumenta extraordinariamente a população em nossa região, exigindo o reforço de contingente, suprido pela Operação Veraneio, que mesmo sendo uma alternativa paliativa, em muito é necessária, destaca.
Operação Veraneio
A Operação Veraneio mobiliza 33 municípios catarinenses, cobrindo 136 praias e balneários de toda Santa Catarina, no total de 430 quilômetros de faixa de área protegidos. A ação também intensifica os serviços de atendimento pré-hospitalar, resgate de pessoas e embarcações, com o propósito de reduzir estatísticas de mortes por afogamentos.
Para a execução da operação veraneios os profissionais tem preparação pré-temporada, temporada e pós-temporada, em que o efetivo empregado realiza cursos e recertificações de guarda-vidas, reformas de postos e apoio logístico, além da ativação dos serviços de salvamento aquático já na primeira quinzena de outubro até o mês de abril de cada ano.
Só a Costa Esmeralda conta com 18 postos de guarda-vidas ativados, com apoio de jet-ski e embarcações, com reforço ao serviço de atendimento pré-hospitalar e resgates, para atender a demanda de um dos principais destinos turísticos e de veraneio de Santa Catarina. Segundo constatações do Corpo de Bombeiros Militares, a região tem peculiaridades locais que se tornam um desafio, pois há o aumento da população em cerca de 350 mil pessoas, com a circulação de automóveis e embarcações.