Vereador Vanio propõe campanha “Setembro Amarelo”

Vereador Vanio Cesar
Itapema/SC – Na sessão legislativa da última terça-feira, 20, o vereador Vanio Cesar (PT) apresentou o Projeto de Lei nº 057/2016 que foi lido e passa a tramitar nas comissões legislativas.
Vanio explica que o Projeto de Lei denominado “Setembro Amarelo”, em sendo aprovado, incluirá no calendário de eventos de Itapema a campanha de prevenção e conscientização visa despertar a sociedade para a questão do suicídio como um problema de saúde público e que deve ter a atenção de todos e pode ser evitado.
“A ideia é de que no mês de setembro de cada ano, sejam desenvolvidas diversas ações de prevenção envolvendo a administração pública e as entidades do chamado terceiro setor, com a participação do CVV (Centro de Valorização da Vida) por meio do NAVITA (Núcleo de Apoio à Vida de Itapema),” comentou o vereador.
Na justificativa, Vanio explica que o mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio para alertar sobre a importância de ações de prevenção. O objetivo é dar destaque ao assunto, encarados por muitos como um tabu e conscientizar a população. O Brasil está entre os 28 países, de um universo de mais de 160 analisados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que possui estratégia de prevenção ao suicídio. O Ministério da Saúde, por meio da rede pública, oferece atenção integral em saúde para os casos de tentativa de suicídio. Sinais no cotidiano podem mostrar à família que a pessoa planeja ou pensa na possibilidade de suicídio. A maioria das pessoas com ideias de morte comunica seus pensamentos e intenções suicidas. Elas, frequentemente, dão sinais e fazem comentários sobre “querer morrer”, “sentimento de não valer pra nada”, e assim por diante. Por isso, é importante que a família fique atenta aos comportamentos de alerta. Por trás deles estão os sentimentos de pessoas que podem estar pensando em suicídio. São quatro os sentimentos principais de quem pensa em se matar. Todos começam com “D”: depressão, desesperança, desamparo e desespero (regra dos 4D). Portanto, nada mais importante e necessário do que tratar abertamente sobre o assunto e o evento “Setembro Amarelo” vai de encontro à ações de prevenção que podem minimizar os efeitos dos comportamentos suicidas.
VANIO REQUER QUE CONSTRUTORA RELATE SITUAÇÃO DE ESCOLA DO ILHOTA NA TRIBUNA
Na mesma noite, Vanio teve aprovado o Requerimento nº 092/2016 por meio do qual que requer seja chamada os responsáveis legais pela Construtora Roselaine para que utilizem a Tribuna do Povo para explanarem a situação em que se encontra a obra de construção da nova escola do Bairro Ilhota, iniciada durante a administração 2008/2012 e que se encontra paralisada. O vereador justifica sua proposição pelo interesse público e pela necessidade do Bairro Ilhota ter sua nova escola em funcionamento, atendendo plenamente os estudantes do bairro.
Fonte: Assessoria do vereador Vanio – PT