VEREADORES APROVAM OBRIGATORIEDADE DE TESTE VOCACIONAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

Itapema/SC – O Projeto de Lei nº 012/2013, de autoria do vereador Vanio Cesar (PT), foi aprovado por unanimidade entre os parlamentares na 11ª Sessão Ordinária , realizada no último dia 23. A matéria apreciada pelo plenário tem o objetivo de instituir um Programa de Teste Vocacional Gratuito, que obrigue toda rede municipal de ensino a aplicar o teste aos alunos matriculados. O benefício é direcionado para alunos do último ano do Ensino Fundamental.

Segundo Vanio, o objetivo maior da iniciativa é auxiliar e orientar o jovem na identificação e desenvolvimento de suas habilidades, no momento crucial de escolha de uma profissão. “Através do teste vocacional, o aluno pode se autoconhecer e assim, fazer uma escolha segura para o seu futuro profissional”, disse o vereador, lembrando que este é um Direito Social garantido pela Constituição Brasileira.

O parlamentar destacou que muitos jovens carentes não tem condições financeiras de fazer o teste por conta própria, por isso a necessidade de criar uma Programa Municipal que assegure esse direito, e obrigue as escolas a aplicarem o teste, através de equipes técnicas especializadas nas áreas de Pedagogia e Psicologia. “Cidades vizinhas, como Itajaí, já instituíram Leis neste sentido”, informou Vanio. O vereador argumentou, ainda, que a execução do projeto não implicará em despesas para o Governo Municipal, uma vez que a administração pública já dispõe de profissionais nas áreas relacionadas ao Teste Vocacional, que poderão aplicar o programa.

O Projeto de Lei segue agora para apreciação do prefeito municipal, Rodrigo Bolinha (PSDB), que tem 15 dias úteis para manifestar seu parecer sobre a matéria. Se o projeto for sancionado por ele, a medida passa a vigorar como legislação municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Itapema

Você pode gostar...