VEREADORES FAZEM APELO POR MELHORIAS NO COLÉGIO ANITA GARIBALDI

Itapema/SC – A primeira Moção de Apelo registrada este ano na Câmara de Vereadores pede que as autoridades municipais e estaduais olhem para o Colégio Estadual Anita Garibaldi, que encontra-se em estado de abandono. O educandário que está instalado no bairro Meia Praia é um dos mais antigos colégios de Itapema, e hoje atende 1.100 alunos da rede estadual de ensino.

A Moção 001/2013 foi também a primeira da nova legislatura da casa e é de autoria do mais jovem vereador de Itapema, Fabrício Lazzari (Fafá – PP), ex-aluno do Anita. “Me formei neste colégio há dez anos e, ao voltar lá esta semana percebi que tudo continua igual. A mesma sala de aula, o que nos mostra a falta de investimento estadual nesta importante escola da Meia Praia”, constatou. A petição recebeu apoio imediato de todos os parlamentares, que fizeram questão de assinar a Moção de Apelo e a aprovaram com unanimidade na Sessão Ordinária do último dia 19.

Fabrício usou a Tribuna Parlamentar para denunciar a situação precária da estrutura do Anita e também para deixar o seu apelo registrado para que o educandário receba a atenção devida. “Sabemos que há mais de 22 anos vereadores de mandatos anteriores vem lutando por esta escola. E agora, novamente, vamos ter que lutar e fazer o que estiver ao nosso alcance para melhorar a educação estadual no nosso município”, convocou o progressista, que pretende mobilizar vereadores, deputados e governo em prol do Anita Garibaldi. O vereador Vanio Cesar (PT) também se manifestou sobre o assunto na Sessão desta terça-feira. “Vamos ter que vencer uma luta de 22 anos, e, em no máximo dois anos, construir uma nova escola. Precisamos muito deste colégio”, enfatizou.

VISITA – Na manhã de terça-feira, 19, a Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Itapema, representada pelos vereadores, Fabrício Lazzari (Fafá – PP), Vanio Cesar (PT) e Marco Antônio Machado (Toninho – PSD), fizeram uma vistoria diretamente na Escola Anita Garibaldi, localizada no bairro Meia Praia. No local, a comitiva de vereadores foi recebida pela Assessora de Direção, Lúcia Mari, a e pela Diretora Vera.

No intuito de fiscalizar e verificar os problemas da presente instituição, os representantes do Poder Legislativo conversaram e buscaram compreender a situação do Colégio. “Há anos o Anita é motivo de polêmicas em nossa cidade devido a sua falta de estrutura e recursos”, registrou Fafá.

Atendendo a uma média de 1.100 alunos, divididos em três turnos, a escola estadual necessita urgentemente de melhorias. Na opinião da Comissão Legislativa de Educação, o educandário merece um pouco mais de atenção por parte do Governo Estadual, haja vista, a sua atual situação e falta de estrutura para atender a demanda de alunos.

“A precariedade com que se encontra o Colégio Estadual Anita Garibaldi no Município de Itapema é visível. As doze salas de aulas encontram-se em mau estado de conservação, chegando ao ponto de alunos ligarem os ventiladores conectando fios de energia”, relatou Fabrício, que foi estudante do Anita há 10 anos.

Segundo a diretora, o Corpo de Bombeiros esteve no colégio realizando vistorias e, devido aos problemas evidenciados, deram um prazo para que sejam efetuadas as melhorias necessárias, mas existe o risco de que o local seja interditado. “Isso demonstra o descaso de anos com a educação de nosso município”, lamentou o Fafá.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores

Você pode gostar...