VEREADORES PEDEM REVITALIZAÇÃO DE PARQUE AMBIENTAL NO CENTRO DE ITAPEMA
Na última sessão ordinária do ano, que aconteceu na noite de terça-feira (21), na Câmara de Vereadores de Itapema, foi apresentado pela vereadora Beloni de Fátima da Silva (PT) e pelo vereador Vânio César Vieira (PT), requerimento solicitando que a Fundação Ambiental Área Costeira (FAACI) coloque placas que sinalizem a localização do Parque Padre Raulino Reitz.
O Parque Ambiental Municipal Padre Raulino Reitz foi instituído em 05 de junho de 2007, através do Decreto Municipal nº 047/2007, tem área total de 12.480 m2 (doze mil quatrocentos e oitenta metros quadrados) e fica localizado ao sul da região do centro da cidade de Itapema, ao entorno do Ribeirão Tabuleiro das Oliveira, tendo como limites a Avenida Nereu Ramos, Avenida Beira Mar e orla da Praia Central.
No requerimento que será encaminhado a FAACI, além da colocação das placas para sinalizar e demarcar à área onde está localizado o complexo ecológico “Parque Padre Raulino Reitz”, os vereadores solicitaram também que o parque tenha à valorização merecida, com atenção especial quanto à limpeza, à amenização do mau cheiro, à despoluição e a revitalização que se faz necessária.
A vereadora Beloni, destaca que além do manejo da área de preservação é preciso ações concretas no sentido de despoluir o Ribeirão Tabuleiro dos Oliveira. O vereador Vanio lembra que, em determinados dias, o mal cheiro é insuportável e que as dotações para a administração do Parque devem ser originadas através da FAACI.
Quem foi Raulino Reitz
Na justificativa do requerimento aprovado por todos os vereadores, foi enaltecida a história de vida do Padre Raulino Reitz, que nasceu no município de Antônio Carlos/SC em 19 de setembro de 1919 e faleceu em Itapema no dia 19 de novembro de 1990. Raulino Reitz foi um padre Católico, renomado Botânico e reconhecido historiador brasileiro. Fundou em 1942 o Herbário Barbosa Rodrigues, que contém um grande catálogo de plantas catarinenses, hoje com sede no município catarinense de Itajaí. Raulino Reitz também foi diretor do famoso e mundialmente conhecido Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que só perde em tamanho e importância para o da África do Sul, de 1971 a 1975 e diretor da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) de Santa Catarina de 1976 a 1983.
Ao final da proposição, os vereadores Vanio e Beloni relembraram que o Padre Raulino Reitz elegeu Itapema como seu domicílio até seus últimos dias de uma vida dedicada a causas de importante relevância para a humanidade. Padre Raulino faleceu em Itajaí em 19 de novembro de 1990, durante uma homenagem que lhe prestava a Câmara de Vereadores.
Veja o requerimento na íntegra no link ATUAÇÃO.
Fonte: Assessoria da Vereadora Beloni PT