VEREADORES VISITAM UNIDADE PRISIONAL DE ITAPEMA
Na tarde de quinta-feira, 14, a vereadora Beloni de Fátima da Silva Correia e o vereador Vanio Cesar Vieira, ambos do PT, fizeram uma visita surpresa na Unidade Prisional Avançada (UPA) localizada no Bairro Jardim Praia Mar.
Na oportunidade, os vereadores foram recepcionados pelo Diretor da Unidade, Sr. Marco Antônio Caldeira, que mostrou as instalações da UPA e explicou que a filosofia de trabalho buscar a humanização dos detentos, trabalhando suas deficiências de caráter.
Vanio e Beloni tomaram conhecimento da realidade da UPA, que atualmente conta com vinte e um agentes prisionais que se revezam no trabalho diário da instituição. De acordo com Caldeira, a UPA conta com dez celas com capacidade total para 72 detentos e acrescentou: o ideal é que cada cela seja ocupada por oito detentos, podendo ser adaptada para o limite de dez, mas na realidade algumas celas estão acomodando até doze presos, dependendo do dia. Hoje estamos com 109 detentos”, afirmou o Diretor da unidade.
Os vereadores questionaram sobre qual o perfil do detento que passa pela UPA de Itapema. Obtiveram respostas de que a faixa etária da grande maioria dos detentos gira em torno dos 18 a 24 anos de idade. Outra característica é que a maioria cursou a escola até o ensino fundamental e que a única atividade para os presos, atualmente, são tarefas relacionadas a atividades na cozinha. Quanto à integração com a sociedade, existem apenas projetos, constataram os vereadores. Outro detalhe que chama a atenção é de que à maior parte dos presos são acusados por crimes contra o patrimônio.
A vereadora Beloni avaliou a visita a UPA de Itapema como extremamente importante. Beloni disse que entre as várias deficiências encontradas fica o desafio de se implantar um ambulatório, pois existe uma sala, mas faltam móveis, equipamentos e uma equipe multidisciplinar que se reveze e atenda, pelo menos uma vez por semana, os detentos. O vereador Vanio chamou atenção para a falta de polícia 24 horas, a demora na instalação de câmeras de monitoramento e a iluminação externa que é precária. Precisamos estruturar esta Unidade Prisional, é necessário espaço para atividades e cursos profissionalizantes, além de um alojamento melhor para os agentes penitenciários, concluiu o vereador.
Ao término da visita os vereadores agradeceram ao Diretor pela recepção e elogiaram a organização, à limpeza, a higiene da cozinha e as instalações da Unidade Prisional Avançada que, segundo os parlamentares, vieram desde a inauguração, suprir uma carência da região e uma necessidade exigida por Lei, de que toda a Comarca deve ter ao menos uma Unidade Prisional no seu território.
Fontes: Assessoria do vereador Vanio – PT/Assessoria da vereadora Beloni – PT
www.belonienfermeira.com.br